A Reserva Biol√≥gica Estadual da Canela Preta √© a terceira Unidade de Conserva√ß√£o mais antiga do Vale do Itaja√≠ e da Mata Atl√Ęntica do Estado de Santa Catarina. Fuoi fundada em 20 de junho de 1980, pelo Decreto n¬ļ 11.232, para proteger a canela-preta (Ocotea catharinensis), √°rvore que predomina na √°rea, mas esta ame√ßada de extin√ß√£o, e d√° nome √† Unidade.

Com √°rea de 1.899 hectares, estende-se pelos munic√≠pios de Botuver√° e Nova Trento, atuando como divisor das bacias hidrogr√°ficas dos Rios Itaja√≠-a√ßu e Tijucas.

Al√©m de ser coberto pela Floresta Atl√Ęntica, pesquisadores encontraram mais de 70 esp√©cies diferentes de √°rvores em um √ļnico hectare, com destaque para o palmito ju√ßara e exemplares de brom√©lias e orqu√≠deas.

As pesquisas científicas também apontaram mais de 170 espécies de aves, como o ameaçado Sabiá-cica e o endêmico Trepador-de-coleira.

Por abrigar e proteger esp√©cies de vegeta√ß√£o que est√£o desaparecendo em nosso Estado, o local n√£o est√° aberto ao p√ļblico, mas funciona como uma importante reserva gen√©tica e √°rea para pesquisa cient√≠fica. A sede da Reserva tem capacidade para acomodar seis pessoas, simultaneamente, e est√° localizada junto ao Parque Municipal das Grutas de Botuver√°.

Contato: (47) 3398 6050 / canelapreta@ima.sc.gov.br