O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) realizaram entre os dias 23 e 28 de abril o Curso Básico de Condutores de Visitantes para atuação no Parque Estadual da Serra Furada e Parque Nacional de São Joaquim. As aulas teóricas aconteceram no centro do município de Grão-Pará e a aula prática na sede do Parque Estadual da Serra Furada, localizado na comunidade de Chapadão, município de Orleans.

Segundo a Instrução Normativa 02/2016, o Condutor de Visitantes é uma pessoa capacitada para condução de visitantes em unidades de conservação, desenvolvendo atividades informativas e interpretativas sobre o ambiente natural e cultural visitado, além de contribuir para o monitoramento dos impactos sócio-ambientais nos sítios de visitação. O Condutor de Visitantes não é um Guia de Turismo, para ter essa habilitação é necessário fazer um curso específico. A profissão tem o exercício regulado pela Lei no 8.623/1993.

O curso foi disponibilizado aos moradores integrantes dos municípios abrangidos pelas duas Unidades de Conservação que são Bom Jardim da Serra, Grão-Pará, Lauro Muller, Orleans e Urubici, sendo formados 35 Condutores de Visitantes.

Durante a semana foram abordados os assuntos Caracterização do Parque Nacional de São Joaquim e do Parque Estadual da Serra Furada, turismo e sustentabilidade, o papel do condutor de visitantes, história e geografia da região, primeiros socorros, legislação e normas ABNT, ética e apresentação pessoal, técnicas de condução e interpretação ambiental e monitoramento de impactos.

O curso teve apoio da Prefeitura Municipal de Grão-Pará, Corpo de Bombeiros de Braço do Norte e do UNIBAVE e foi viabilizado com recursos de Compensação Ambiental disponibilizados ao Parque Estadual da Serra Furada.