O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) realiza no dia 28 de junho, às 19h, em Abelardo Luz, Audiência Pública para apresentação e discussão do Relatório de Impacto Ambiental – RIMA da PCH Barreiros, de responsabilidade da empresa Guandalina Construções Eireli – ME, empreendimento hidrelétrico localizado no Rio Chapecó.

O projeto prevê a construção de barragem em concreto, de 30 metros de altura, totalizando uma extensão entre as margens de cerca de 275 m. A conexão da PCH Barreiros será realizada pela implantação de uma linha de transmissão, interligando o empreendimento (22,14 MW). A estimativa de mão de obra para a construção e operação do empreendimento é de 60 trabalhadores diretos e 150 indiretos.

Durante o processo de licenciamento, são exigidos entre outros, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), que é um resumo do EIA. Na audiência os documentos são apresentados e discutidos com a população.

É neste momento que técnicos e responsáveis pelo projeto podem expor o empreendimento e esclarecer as dúvidas. “Este é um canal direto no qual a população pode questionar e fazer sugestões diretamente para o empreendedor e para o IMA”, enfatiza o presidente, Alexandre Waltrick Rates.

A audiência ocorre no dia 28 de junho, em Abelardo Luz, no Clube Real Abelardo Luz, localizado na Rua Nossa Senhora das Graças, s/n.

O documento RIMA está à disposição para consulta na Biblioteca do IMA, Rua Felipe Schmidt, nº 485, Centro, Florianópolis; na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, Avenida Padre João Schimidt, 1054, Centro, Abelardo Luz – SC; na Biblioteca Pública Municipal Guilhermina Mattes Parizotto, Avenida 21 de Abril, 993, Centro, Vargeão-SC; e no Site do IMA: www.ima.sc.gov.br.