• Dengue

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) realiza no dia 12 de julho, às 19h, em Lacerdópolis, Audiência Pública para apresentação e discussão do Relatório de Impacto Ambiental – RIMA da Pequena Central Hidrelétrica Assombrado, de responsabilidade da empresa RTK Engenharia e Consultoria. O encontro é uma das condicionantes durante o processo de licenciamento ambiental.

O projeto prevê que a Pequena Central Hidrelétrica terá capacidade instalada de 16,50 MW, e permitirá uma energia assegurada de 8,741 MWh.  O custo total de implantação do empreendimento, incluindo o sistema de transmissão é de cerca de R$ 87 milhões.

As obras da PCH Assombrado consistirão da construção de uma estrutura de cinco comportas de segmento, barragem de terra de fechamento da ombreira esquerda, tomada d’água/casa de força acopladas e abrigada sem derivação. A casa de força contará com três unidades geradoras do tipo Kaplan Tubular S com 5,50 MW de potência unitária nos bornes do gerador perfazendo uma capacidade instalada total de 16,50 MW.  

O cronograma geral do empreendimento prevê a implantação da usina com a sua primeira máquina gerando comercialmente num prazo máximo de 25,5 meses a partir do início da construção, com as outras duas maquinas a cada 45 dias.  

O encontro acontece em 12 de julho, às 19h, na Escola de Educação Básica Joaquim D’Agostini, localizada na Rua Sete de Setembro, no Centro de Lacerdoópolis. Antes da audiência, é possível consultar o RIMA nos seguintes locais:

- Biblioteca do IMA na Rua Felipe Schmidt, 485, Centro, Florianópolis;

- IMA Codam de Joaçaba Rua Minas Gerais 13, Edifício Guairacá 1° andar, Joaçaba;

- Prefeitura Municipal de Erval Velho, Rua Nereu Ramos, 204, Centro, Erval Velho;

- Escola de Educação Básica Joaquim D’ Agostini, Rua Sete de Setembro, Centro, Lacerdópolis;

- Secretaria de Administração, Rua 31 de Março, 1050, Centro, Lacerdópolis;

- Secretaria da Educação, Rua 31 de Março, 1050, Centro, Lacerdópolis;

- site do IMA: www.ima.sc.gov.br