• Dengue

O presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) participou nesta quarta-feira, 17 de outubro, em Florianópolis, do lançamento e batismo do Veleiro ECO da UFSC, o único veleiro totalmente construído por uma universidade brasileira e o primeiro de expedições científicas oceanográficas do país. Durante a solenidade, o presidente do IMA, André Adriano Dick, anunciou parceria com o projeto no intuito de fomentar pesquisas nos ecossistemas marinhos da costa catarinense.

Totalmente desenvolvido por professores, pesquisadores e estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina, o Veleiro ECO é o primeiro veleiro de expedições científicas oceanográficas do Brasil. Trata-se de um laboratório marinho, onde serão embarcados pesquisadores de diversas áreas do conhecimento para a realização de expedições científicas, tecnológicas, ambientais e sociais. A grande vantagem deste veleiro é a realização de pesquisas e iniciativas oceanográficas de baixo custo.

Com 60 pés, o equivalente a 20m de comprimento - e 5,3m de largura, possui casco de alumínio soldado com quilha retrátil, o que permite a navegação com segurança tanto em águas rasas, como estuários e mangues, quanto em águas profundas. Permite a acomodação de oito pesquisadores e dois tripulantes em travessia, e um total de 20 pesquisadores em navegação costeira sem pernoite. Sua autonomia é de 3000 milhas náuticas com motor (200HP e 5000l de diesel) e de grandes travessias à vela, incluindo navegação polar.

A embarcação possui recursos como laboratórios para que as primeiras análises sejam imediatamente realizadas a bordo com uma equipe de pesquisadores de universidades nacionais e internacionais. Além do conhecimento em campo, o Veleiro será protagonista de importantes documentários e séries para a TV e internet produzidos com uma linguagem acessível a todos os públicos.

A missão do Veleiro ECO é pesquisar, monitorar e proteger a vida dos ecossistemas marinhos, desenvolvendo ciência e tecnologia do mar, promovendo a divulgação e educação acerca de sua importância para as futuras gerações. A visão é ser um agente integrador da ciência e tecnologia, capaz de criar soluções para aumentar a resiliência dos oceanos, garantindo a conservação da biodiversidade.

História do ECO 

A construção do Veleiro iniciou em 2012 com o objetivo de aprimorar e expandir as pesquisas oceanográficas do país, incluindo soluções em robótica, estudos sobre as mudanças climáticas no oceano, tecnologias na área de óleo e gás, monitoramento e apoio à exploração sustentável da biodiversidade e contribuições para a preservação da nossa Amazônia Azul.

A construção ocorreu no Sapiens Park, em Florianópolis. Antes de ir para o habitat natural, o Veleiro desfilou por terra. Em uma operação durante a madrugada, o ECO cruzou as ruas de Florianópolis até chegar ao estaleiro Schaeffer, na parte continental da cidade, onde em 06 de setembro de 2017 foi colocado pela primeira vez na água.

No mesmo dia, realizou sua primeira viagem até a Marina Itajaí, um dos locais onde o Veleiro mais esteve atracado e onde participou de importantes eventos. Foi protagonista do I Encontro sobre Lixo Marinho do Atlântico Sul em 2017, uma das atrações da Volvo Ocean Race 2018 e uma das estrelas do III Salão Náutico, realizado em julho deste no em Itajaí.

No local passou ainda por etapas fundamentais como a colocação do mastro e da quilha retrátil. Após seis anos de vários testes e muito trabalho da equipe, o ECO está pronto para as primeiras expedições e para as incontáveis descobertas, aprendizados e conhecimento que aguardam em alto mar.

O projeto tem recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).