• Dengue

Presidente da então Fatma e um dos responsáveis pela transformação de Fundação para Instituto, o advogado, professor e mestre Alexandre Waltrick Rates é a Personalidade Ambiental de Santa Catarina no ano de 2018. Waltrick teve o nome aclamado por unanimidade pelo presidente e demais diretores e gerentes do órgão, confirmando assim sua atuação, contribuição e legado para a Fatma e para o recém-nascido IMA.

Alexandre Waltrick Rates atuou durante 12 anos e meio no órgão ambiental catarinense. Primeiro como procurador geral e depois, por mais de quatro anos, na presidência onde conquistou a admiração, respeito e carinho de todos os servidores do IMA e de outras instituições.

Com um trabalho firme, íntegro e voltado ao desenvolvimento sustentável, Waltrick comandou uma nova era para o órgão ambiental catarinense, com mais credibilidade, com a implementação de sistemas para gerar ainda mais transparência nas ações, com a modernização de serviços e com a intenção de tornar a instituição uma referência no Brasil.

Junto a todos os servidores do IMA, conseguiu com que o IMA se tornasse um dos órgãos ambientais mais respeitados do Brasil, reconhecido pela qualidade dos procedimentos, como o licenciamento, considerado um dos melhores do país, e pioneiro em diversos segmentos como no desenvolvimento e execução de programas como o Sinfat, sistema integrado de licenciamento ambiental que hoje é repassado aos municípios, conectando e padronizando o licenciamento em todo o Estado; o MTR, programa de monitoramento de resíduos sólidos, já “exportado” para diversos estados; e como a LAC, Licença por Adesão e Compromisso, um dos primeiros marcos da transformação de Fatma para IMA. Autodeclaratória e online, a LAC permite a emissão imediata da licença para os solicitantes que estiverem aptos a recebê-la após registradas todas as informações e requisitos necessários.

A LAC, aliás, foi o último grande ato deixado por Alexandre Waltrick. No dia do lançamento da Licença foi anunciada a saída de Waltrick. Recebida com surpresa por boa parte das instituições e dos servidores, o anúncio gerou manifestações de reconhecimento e gratidão pela contribuição ao órgão ambiental e, claro, ao meio ambiente catarinense.

Gratidão eternizada agora nesta homenagem promovida pelo IMA. A Personalidade Ambiental, entregue todos os anos durante a solenidade de premiação do Fritz Müller, reconhece pessoas que contribuíram de forma significativa para a preservação e recuperação dos recursos naturais.

Desta forma, o escolhido deste ano não poderia ser alguém além daquele que durante 12 anos dedicou sua vida e seu trabalho para conservar e cuidar de um dos bens mais preciosos de Santa Catarina, o meio ambiente. Assim sendo, a Personalidade Ambiental 2018 é Alexandre Waltrick Rates, o eterno presidente da Fatma, agora IMA.