• Dengue

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulga o relatório de balneabilidade referente a coletas realizadas de 14 a 18 de janeiro. Segundo o resultado, 66,4% dos pontos analisados estão próprios para banho no litoral catarinense.

Em Florianópolis, dos 85 locais analisados, 62 estão adequados para banho, o que representa 72,9%. No restante do litoral, dos 144 pontos de coleta, em 90 recomenda-se o mergulho. Em relação ao relatório anterior, 22 pontos passaram da condição de próprio para impróprio e 05 pontos passaram de impróprio para próprio.

As amostragens e ensaios são semanalmente efetuados nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

O IMA alerta para que os banhistas evitem entrar no mar por, no mínimo, 24 horas após chuvas fortes. Os relatórios sobre balneabilidade são divulgados todas as sextas-feiras, mas estão disponíveis para consulta no site balneabilidade.ima.sc.gov.br.

Como funcionam as análises

O IMA esclarece que as chuvas fortes dessa semana contribuíram para o aumento da impropriedade nas praias catarinenses. No entanto, em muitos dos pontos analisados já havia, no mínimo, uma das cinco últimas amostragens, com problemas de balneabilidade.

De acordo com resolução 274/2000 CONAMA, os pontos só passam para condição de impróprio se:

- em duas amostragens, das últimas cinco realizadas de forma consecutiva, apresentar valores superiores a 800 E.coli / 100mL de amostra;

- o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 E. coli /100mL.