O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) participou nesta sexta-feira, 26 de abril, de uma fiscalização conjunta inédita na Baía da Babitonga, no norte catarinense. Realizada por órgãos federais, estaduais e municipais, a ação teve como foco o combate a irregularidades na região, uma das mais importantes em biodiversidade no Estado, além da maior integração entre os órgãos de fiscalização. Ao todo participaram 34 pessoas e foram utilizados nove barcos.

Na ação, os fiscais Eduardo Stein e Giuliano Andretta representaram o IMA e vistoriaram uma draga de empresa de mineração que estava na boca do Rio Palmital, dentro d’água, na Baía da Babitonga.

O Ministério Público Federal realizou vistoria em ocupações em ilhas da Baía e adjacências, ilhas Rita, do Corisco e do Cação, e no Rio Palmital. O Ibama fiscalizou pescadores amadores e profissionais e a Marinha verificou a documentação de embarcações em geral. Todas as ações foram feitas em conjunto com todos os envolvidos.

De acordo com o MPF, uma abordagem de cunho educativo também foi realizada a diversos pescadores amadores e profissionais com a adoção das providências cabíveis pelos órgãos competentes quando detectadas irregularidades como apreensão de equipamentos, lavratura de autos de infração, etc.

A ação foi concebida pela Câmara Técnica de Fiscalização do Grupo Pró-Babitonga (GPB) e sua realização foi organizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina, Polícia Federal, Polícia Militar Ambiental, em união com integrantes do GPB, também com a participação da Marinha, do Ibama, do IMA e de representantes dos municípios de Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul e Joinville. O helicóptero Águia da Polícia Militar também deu apoio no final da operação.

Texto com informações do MPF.