• Dengue

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) e o Ibama realizam dois novos Workshops sobre Sinaflor, em Joinville e Florianópolis. A capacitação é destinada aos Gerentes Operacionais, Gerentes Autorizadores e Analistas Técnicos das Prefeituras que possuem convênio de gestão florestal com o IMA.

Em Joinville, o evento ocorre em 15 de maio, das 9h às 17h, no Auditório da ACIJ, localizado na Avenida Aluísio Pires Condeixa, 2550, bairro Saguaçu. Em Florianópolis, o encontro será dia 16 de maio, também das 9h às 17h, no Auditório do CRC-SC que fica na Avenida Osvaldo Rodrigues Cabral, 1900, no Centro. Cada município pode ter, no máximo, três inscritos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link http://bit.ly/workshopsinaflor.

Confira ao fim desta matéria a relação de municípios que podem se inscrever de acordo com a Regional.

Sobre o Workshop

A capacitação é considerada de extrema importância, pois todas as atividades florestais, empreendimentos de base florestal e processos correlatos sujeitos ao controle por parte dos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, são obrigatoriamente efetuados por meio do Sinaflor ou por sistema estadual integrado (Art. 70 da Instrução Normativa IBAMA no 21, de 24/12/2014 - Alterada pela Instrução Normativa IBAMA no 13, de 18/12/2017). Após prorrogação do prazo por parte do Ibama, os municípios têm até 23 de julho para se capacitar e passar a usar o Sinaflor.

Sobre o Sinaflor

O Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) integra o controle da origem da madeira, do carvão e de outros produtos ou subprodutos florestais, sob coordenação, fiscalização e regulamentação do Ibama. O Sinaflor foi instituído pela Instrução Normativa n° 21, de 24 de dezembro de 2014, em observância dos arts. 35 e 36 da Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012.

As atividades florestais, empreendimentos de base florestal e processos correlatos sujeitos ao controle por parte dos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) serão efetuadas por meio do Sinaflor, ou por sistemas estaduais e federais nele integrados.

A implantação do Sinaflor é gradual, por Unidade Federativa. 

Dois tipos de usuários podem acessar o Sinaflor:

A verificação das Unidades Federativas nas quais o sistema já está implantado deverá ser feita exclusivamente junto aos respectivos Órgãos Estaduais e Distritais de Meio Ambiente. 

 

Municípios que podem se inscrever para Workshop em:

 

JOINVILLE - 15 de maio

Apiúna

Agronômica

Ascurra

Benedito Novo

Blumenau

Braço do Trombudo

Corupá

Doutor Pedrinho

Garuva

Guaramirim

Guabiruba

Gaspar

Ibirama

Ilhota

Indaial

Itapoá

Joinville

Jaraguá do Sul

José Boiteux

Lontras

Luiz Alves

Massaramduba

Navegantes

Pomerode

Pouso Redondo

Presidente Getúlio

Presidente Nereu

Rio do Sul

Rio dos Cedros

Rodeio

São João do Itaperiú

São Francisco do Sul

São Bento do Sul

Schroeder

Timbó

Trombudo Central

Vitor Meireles

FLORIANÓPOLIS - 16 de maio

Abelardo Luz

Abdon Batista

Araranguá

Biguaçu

Balneário Camboriú

Bombinhas

Botuverá

Braço do Norte

Brunópolis

Brusque

Camboriú

Chapecó

Caxambu do Sul

Cocal do Sul

Criciúma

Florianópolis

Forquilhinha

Grão-Para

Içara

Imbituba

Itajaí

Ituporanga

Itapema

Jaguaruna

Laguna

Lauro Muller

Morro da Fumaça

Nova Trento

Nova Veneza

Orleans

Otacílio Costa

Palhoça

Porto Belo

Sangão

São José

Siderópolis

Xaxim