O presidente e gerentes do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) visitaram nesta quarta-feira, 15 de maio, a empresa Westrock, no município de Três Barras, no norte do estado. Recentemente, a fabricante de papeis e embalagens recebeu do órgão ambiental catarinense a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para a expansão da unidade de Três Barras, em um dos maiores investimentos realizados atualmente em Santa Catarina, mais de R$ 1 bilhão.
 
A expansão da fábrica vai permitir o aumento da capacidade de produção de 1.350 toneladas/dia para 1.900 toneladas/dia. Com previsão de início em três meses, no pico a obra deve gerar cerca de 2.800 empregos. A construção das novas instalações deve ser concluída em 22 meses.
 
A Westrock, antiga Rigesa, tem atualmente 2.200 funcionários nas cinco fábricas instaladas no Brasil, uma de papel e quatro de caixa. Com um total de 54 mil hectares de terras, sendo 31 mil hectares de plantio de pinus e eucalipto, a empresa produz embalagens para mais de 1.100 clientes em todo o país.
 
Durante a visita, os representantes da Westrock, apresentaram a unidade Florestal, a forma de colheita das árvores, além de áreas recuperadas. A empresa mostrou ainda iniciativas sociais e ambientais que envolvem os colaboradores, as comunidades e municípios da região.
 
Entre eles destacam-se o PACA, programa que capacita professores do ensino fundamental da rede pública de municípios vizinhos com o objetivo de despertar neles e, posteriormente, nos estudantes a consciência da preservação ambiental, e a Trilha do Bugio que tem por finalidade estimular o aprendizado via interação com a fauna e a flora do bioma conhecido como Floresta das Araucárias. Em 2018, a trilha recebeu 1.465 visitantes, entre estudantes de escolas públicas, alunos de cursos técnicos e universitários, professores e outras instituições acompanhados por monitores treinados da Associação Catarinense de Deficientes

Ao todo, no ano de 2018, a empresa realizou ou apoiou 50 projetos socioambientais em 17 municípios, atingindo 45 mil pessoas.
 
De acordo com o diretor de Negócios Florestais da Divisão Florestal da Westrock, Heuzer Saraiva Guimarães, a empresa atua com procedimentos que buscam cada vez mais promover a sustentabilidade. “A forma como produzimos fibra para abastecer a fábrica garante conservação ambiental”, assegurou.
 
O presidente do Instituto, Valdez Rodrigues Venâncio, enfatizou que a vocação de Santa Catarina é florestal e elogiou a forma integrada que a empresa atua. “A empresa não pensa apenas no próprio desenvolvimento, mas trabalha para o crescimento de toda a região. Isso é o dever de toda empresa, pensar além dos portões, olhar o entorno, contribuir com a sociedade, gerar economia e renda, zelando sempre pela proteção do meio ambiente”.