• Dengue

No oeste do Estado, o Parque Estadual Fritz Plaumann, Unidade de Conservação administrada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), realiza diversas atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho.

A programação inicia no dia 1º de junho. Durante a manhã, escoteiros do município de Itá com 25 crianças desenvolverão atividades relacionadas ao meio ambiente e percorrerão a Trilha do Lajeado Cruzeiro. No mesmo dia, à tarde, o Parque receberá a visita dos acadêmicos do Curso de Ciências Biológica do CEMAP/UNOPAR.

Durante todo o Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, a equipe da ECOPEF, organização co-gestora da Unidade, vai participar do II Seminário Internacional de Sustentabilidade, em Chapecó, e falará no evento sobre o Parque Estadual Fritz Plaumann.

No mesmo dia, será realizada a Assembleia do Conselho Consultivo do Parque Estadual Fritz Plaumann com ênfase maior para a questão ambiental – Meio Ambiente no Parque com atividades relacionadas na Trilha.

Às 19h30 representantes do Fritz Plaumann participam do Evento Ciências com Pipoca promovida pelo curso de Ciências Biológicas da UNC – Concórdia. Na rodada de conversa, membros da ECOPEF falarão sobre os Desafios no Gerenciamento de um Parque Estadual.

E todos os dias da semana os visitantes que estiverem no Parque além de realizar a visita ao Centro de visitantes e as trilhas também terão atividades relacionadas ao meio ambiente com os monitores do Parque.

Visitação

Aberto para visitação pública, o Parque conta com excelente infraestrutura para receber moradores e turistas da região. Além das belezas naturais, os visitantes recebem ainda acompanhamento dos grupos e trabalhos de interpretação e educação ambiental nas quatro trilhas, as quais dispõem de estruturas como: decks, pontilhões, ponte pênsil, mirante, perfazendo mais de seis quilômetros de percurso em trilhas.

Antes, de conhecer de perto as características naturais desta Unidade de Conservação, o visitante passa por uma imersão de conhecimento. Logo na sede os guias contam detalhes da história do Parque, da criação, das espécies encontradas na região e do ambientalista naturalista que dá nome ao local.

Na sequência, é hora de estar bem perto da natureza. O visitante escolhe a trilha mais adequada para fazer e, além de contemplar a natureza, pode se divertir na ponte pênsil ou apreciar a vista em belos mirantes. Todas as atividades são gratuitas

Mais informações http://parquefritzplaumann.org.br/agendamento

Telefone : (49) 98839 1493

Programação Fritz Plaumann Semana do Meio Ambiente

30/05/2019

  • Trilha Noturna com os alunos do Ensino Técnico do SENAC

19h0: Translado Senac à Sede do Parque Estadual Fritz Plaumann, Comunidade rural de Sede Brum;

20h: Chegada dos estudantes no Centro de Visitantes do Parque Estadual Fritz Plaumann e recepção dos técnicos da Ecopef e IMA;

20h05: Introdução da atividade e interpretação pelos Técnicos da Ecopef e Professores do Senac no Centro de Visitantes do Parque Estadual Fritz Plaumann;

20h25: Instruções e orientações de segurança e de realização da Trilha acompanhada pelos Técnicos da Ecopef e Coordenadora do Parque.

20h30: Início da trilha interpretativa - Trilha do Lajeado Cruzeiro

21h15: Lanche servido pela agricultura familiar do entorno do Parque (Sede do Parque)

22h: Encerramento e Retorno

01/06/2019

  • Visita ao Parque - Escoteiros do município de Itá com 25 crianças que desenvolverão atividades relacionadas também ao Meio Ambiente pelos monitores da ECOPEF, além da Trilha do Lajeado Cruzeiro, permanecerão durante o período matutino.
  • No período vespertino o Parque receberá a visita dos acadêmicos do Curso de Ciências Biológica do CEMAP/UNOPAR com atividades diversas e Trilhas.

02/06/2019

8h - Duatlhon Caminhos do Lago, prova esportiva envolvendo corrida e bicicleta.

12h - Almoço na Comunidade de Sede Brum, zona de amortecimento do Parque Estadual Fritz Plaumann.

Realização: Academia FDBK.

Apoio: IMA e Ecopef.

 

05/06/2019

14h - Assembleia do Conselho Consultivo do Parque Estadual Fritz Plaumann.

19h30 - Evento Ciências com Pipoca promovido pelo curso de Ciências Biológicas da UNC – Concórdia. Explanação do profissional de Biologia da Ecopef sobre projetos socioambientais e parcerias institucionais.

E todos os dias da semana os visitantes que estiverem no Parque além de realizar a visita ao Centro de visitantes e as trilhas também terão atividades relacionadas ao meio ambiente com os monitores do Parque.