O presidente do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), Valdez Rodrigues Venâncio, integra como segundo secretário a nova diretoria da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA) para o biênio 2019-2021. A eleição ocorreu durante encontro nesta terça-feira, 25 de junho, em Brasília.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), Germano Luiz Gomes Vieira, foi reeleito presidente da Abema. Compõem também a nova diretoria: como vice-presidente executivo, a secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti; secretário-geral, Eduardo Taveira, da Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas; 1ª secretária, a diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia, Márcia Telles; e o presidente do IMA, Valdez Rodrigues Venâncio, como 2º secretário, e único representante da região sul do país.

Para o presidente do IMA, Valdez Rodrigues Venâncio, a participação efetiva na Abema é de suma importância, pois é por meio dos encontros e da união dos representantes dos órgãos ambientais de todo o país que são pautadas e debatidas as questões mais relevantes envolvendo o meio ambiente. "A Abema permite discussões sobre temas com a lei geral do licenciamento, a comissão técnica para as mudanças climáticas, entre outros assuntos que preocupam os estados e a população. Além disso, as reuniões da Abema possibilitam a uniformamização de entendimento e procedimentos, respeitadas as peculiaridades de cada unidade da federação, o que também é significativo para o aprimoramento dos processos, serviços e para o cuidado com o meio ambiente". 

A Abema

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – Abema é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos.

A entidade representa os órgãos estaduais de meio ambiente, congregando secretarias de estado, autarquias e fundações responsáveis pela implementação da política ambiental, pelo licenciamento ambiental, pela gestão florestal, da biodiversidade e dos recursos hídricos que concentram boa parte das responsabilidades pelas políticas públicas de meio ambiente do Brasil.

Texto com informações da Abema. 

Foto: Assessoria Abema