O presidente do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), Valdez Rodrigues Venâncio, acompanhado de parte da equipe do órgão ambiental, recebeu nesta sexta-feira, 05 de julho, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, o vereador de Florianópolis, Edinon Manoel da Rosa, além de representantes da comunidade de Canasvieiras.

Em pauta, o engordamento da Praia de Canasvieiras. O projeto, que tem por finalidade aumentar a faixa de areia deste que é um dos balneários mais procurados do litoral catarinense, recebeu do IMA a Licença Ambiental Prévia (LAP) em dezembro de 2018. São necessárias ainda outras duas licenças. A segunda, a Licença Ambiental de Instalação (LAI), que autoriza o início da implantação das instalações do empreendimento, está em análise pelo Instituto. Depois será preciso a Licença Ambiental de Operação (LAO).

Outro assunto tratado durante o encontro foi a balneabilidade da Beira-mar Norte. A prefeitura solicitou ao IMA que faça a coleta semanalmente. No período da baixa temporada, de abril a outubro, as coletas são realizadas mensalmente. O presidente do IMA, Valdez Rodrigues Venâncio, afirmou que vai analisar a possibilidade de a pesquisa ser semanal, considerando a intervenção que a área vem sofrendo após a implantação da Unidade Complementar de Recuperação Ambiental (URA), sistema que tem por finalidade despoluir a água da Beira-mar Norte.