O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) participou nesta quinta-feira, 25 de julho, em Criciúma, do ROTASC – Inovação é nosso combustível, evento de empreendedorismo, inovação, sustentabilidade, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável e que tem por finalidade levar o órgão para todas as regiões catarinenses por meio do diálogo e da troca de conhecimentos, demandas e experiências.

Na abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Lucas Esmeraldino, destacou que a inovação é prioridade desta gestão . “Queremos deixar Santa Catarina como um estado inovador, como um estado Vale do Silício. Hoje Florianópolis é a referência, mas o objetivo é que todas as regiões catarinenses tenham centros de inovação e sejam destaque no país”.

O IMA esteve presente por meio do diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, Fábio Castagna da Silva, que discorreu sobre o processo de licenciamento, com destaque para a Licença Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC). Lançada em agosto de 2018, totalmente online e inovadora, tem por finalidade agilizar e desburocratizar os procedimentos, facilitando a emissão das autorizações, desde que atendidas todas as exigências e apresentada documentação obrigatória.

A princípio, esta modalidade de licenciamento está disponível para a avicultura, mas em breve deve estar aberta também para outras atividades. “A inovação é o combustível do IMA e é assim que queremos encarar este desafio da crescente necessidade de licenciamento”.

O encontro reuniu representantes de prefeituras da região e demais órgãos públicos, universidades e a população em geral que pode conhecer melhor e mais de perto como funcionam a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável e as autarquias e fundações vinculadas como IMA, Fapesc e Inmetro.

O primeiro ROTASC - inovação é nosso combustível foi uma realização da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) em parceria com a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e a Associação Municípios Região de Laguna (Amurel).