O presidente do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), Valdez Rodrigues Venâncio, e técnicos do órgão ambiental catarinense, estiveram na terça e quarta-feira, 17 e 18 de setembro, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para conhecer o projeto do Inventário Hidrelétrico Participativo. O projeto deve contribuir para o processo de licenciamento, garantindo maior eficiência e segurança jurídica para quem quiser investir na construção de centrais hidrelétricas, barragens e demais  empreendimentos relacionados a recursos hídricos.

O estado de Mato Grosso do Sul foi o primeiro do país a desenvolver o Inventário Participativo que é um diagnóstico dos usos e potenciais da bacia. Santa Catarina firmou Termo de Cooperação Técnica com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para ser o segundo estado a elaborar o projeto que será voltado para a revisão dos estudos do Inventário Hidrelétrico do rio Itajaí do Norte.

O rio Itajaí do Norte, conhecido popularmente como rio Hercílio, pertence à sub-bacia 83, bacia hidrográfica do Atlântico Sul, e é um dos afluentes do Itajaí-acú. Nasce em Papanduva, na localidade de Queimados, no norte do estado.

Em Mato Grosso do Sul, os representantes do IMA reuniram-se com servidores da Secretaria de Meio Ambiente para verificar como ocorreu o desenvolvimento do Inventário naquele estado, quais erros e acertos, maiores desafios e dificuldades enfrentadas.

O encontro em Campo Grande ocorreu a pedido da ANEEL e na oportunidade os dois estados compartilharam outras experiências como o MTR - programa de monitoramento de resíduos implantando em Santa Catarina e o Sinfat – sistema de licenciamento ambiental do IMA.