Às vésperas do Dia das Crianças, neste sábado, 12 de outubro, quem comemora é o universo. Por meio do trabalho lúdico e divertido da equipe de Educação Ambiental do IMA, os pequenos do Núcleo de Educação Infantil Municipal Caieira da Barra do Sul, em Florianópolis, ganharam um dos maiores presentes, ser herói do meio ambiente.

As atividades com a temática ambiental como o Teatro de Fantoches têm o objetivo de despertar nas crianças a conscientização sobre a importância da preservação dos recursos naturais. A animação aborda de forma didática vários temas como o corte de árvores, passando pelo equilíbrio das florestas e das espécies, até chegar ao ciclo da cadeia alimentar. E quem conta parte da história são os protagonistas da natureza, os animais e as plantas, que nesta sexta-feira, 11 de outubro, encontraram uma plateia repleta de personagens especiais.

Sentados, atentos, com olhos compenetrados sobre o tapete colorido, diretamente das telas do cinema, das histórias em quadrinhos, dos desenhos infantis, heróis em forma de miniatura. Batman, Superman, Homem-aranha, Branca de Neve, além de bailarinas, piratas e bruxas assistiram à apresentação que busca transformar crianças em futuros e conscientes cidadãos, verdadeiros heróis do meio ambiente.

Fantasiados em alusão ao dia dedicado a elas, as crianças tiveram ainda mais motivos para comemorar com a presença da equipe de educação ambiental do IMA que se esconde por trás de fantoches para uma missão para lá de especial, a disseminação da conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente. Verdadeiras heroínas que se transformam para transformar, que se doam para presentear.

Como para o meio ambiente toda e qualquer ação pode ser salvadora, o Dia pode ser das Crianças, mas o presente quem ganha são todas as gerações.