O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), em parceria com a Celesc, realiza nesta quarta-feira, 20 de novembro, às 16h, a solenidade de entrega do 1º Prêmio IMA de Educação Ambiental que tem por finalidade reconhecer escolas de ensino de Santa Catarina que desenvolvem projetos de conscientização e mudança de comportamento para a preservação do meio ambiente.

Na primeira edição do Prêmio consagraram-se vencedoras por Regional:

BLUMENAU: APP EBM Visconde de Taunay

Venceu com o Projeto Escola Sustentável e Criativa que tem por objetivo adotar práticas de sustentabilidade, adaptando espaços e tempos para sensibilizar estudantes e famílias de que as mudanças no planeta começam em casa, na escola e na comunidade. Para isso, conhecimentos e práticas sustentáveis foram incluídos no Plano Político Pedagógico-PPP.

CAÇADOR: EEB Padre Bruno Pokolm

A unidade de ensino ganhou com o Projeto Ecos de uma educação transformadora: o poder da reutilização que transformou a realidade do ambiente escolar por meio do aproveitamento do lixo comunitário, promovendo a conscientização em relação à preservação do meio ambiente.

CANOINHAS: a Regional de Canoinhas teve duas escolas campeãs.

EBM Alberto Wardenski

Com o Projeto Recuperação de área degradada no entorno escolar, a Escola Alberto Wardenski atingiu a pontuação mais alta ao promover a conscientização ambiental por meio do desenvolvimento de estratégias para amenizar o impacto causado pela construção da nova unidade escolar. Para isso, foram plantadas espécies nativas da região e aplicados em sala de aula conceitos gerais sobre questões ambientais.

EBM Guilhermina Maria Veiga Ferreira

Também pela Regional de Canoinhas, a Escola Guilhermina Maria Veiga Ferreira consagrou-se vencedora com o Projeto Influência lunar sobre as plantas que teve por finalidade definir qual é a melhor fase lunar para plantio e desenvolvimento de diferentes tipos de hortaliças. Após essa definição, realizaram ações como plantios, estudos sobre ataques de pragas, além de pesquisas e exposições para a comunidade escolar sobre a melhor fase lunar para o plantio.

CHAPECÓ: EEB Professora Irene Stonoga

O Projeto Sujeito, espaço e relação: em busca de um planeta sustentável rendeu à Escola Professora Irene Stonoga o Prêmio ao promover o pertencimento da comunidade escolar com a escola por meio de ações como a realização de eventos com a proposição ambiental, visando a integração entre família e escola, além do fortalecimento do senso crítico dos alunos em relação ao consumo consciente e ao reaproveitamento do lixo.

CONCÓRDIA: Escola de Ensino Fundamental Francisco Bagatini

O Projeto Guias Mirins tem como objetivo contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da comunidade a qual estão inseridos.

CRICIÚMA: EEB Professora Maria da Glória Silva

O Projeto: Água – um banho de consciência conseguiu criar espaços de aprendizagem onde a comunidade escolar possa refletir, criticar e agir frente à poluição dos córregos, identificando seus impactos ao meio ambiente e, consequentemente, ao homem, e desenvolvendo uma consciência sustentável sobre a água, destacando a sua escassez nos dias atuais.

FLORIANÓPOLIS: Escola Municipal do Meio Ambiente

O Projeto: Práticas colaborativas: a importância da educação ambiental como ferramenta de mobilização social é uma das ações da Escola Municipal do Meio Ambiente, instituição da Rede Pública Municipal de Ensino, inserida no Parque Ambiental dos Sabiás, localizado no município de São José. A escola foi fundada no ano de 2000 sendo referência em Educação Ambiental por desenvolver ações e projetos educacionais voltados às questões ambientais.

ITAJAÍ: EEB Alcuíno Gonçalo Vieira

Por meio do Projeto Lixo Inteligente foi possível realizar a implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos dentro das instalações da escola de forma didática e prática. O projeto também gerou engajamento dos alunos, docentes e colaboradores da escola no que diz respeito à sustentabilidade e à importância de cuidar do meio ambiente.

JOAÇABA: APP da Escola Municipal Professor Vitoldo Alexandre Czech

O Projeto Onde existe preservação, existe futuro promoveu a compreensão e reflexão sobre a importância da preservação ambiental para a perpetuação da vida por meio de diversas atividades como sessões de filmes, palestras, viagem de estudos a trilhas, separação do lixo, pintura de mural temático, entre outros.

JOINVILLE: Escola Municipal Plácido Xavier Vieira

O Projeto: Composteira Doméstica: transformando o lixo em adubo orgânico proporcionou a sensibilização dos estudantes, da comunidade escolar e dos familiares sobre as questões problemáticas do meio ambiente, propondo mudanças de comportamento, especialmente quanto à reciclagem e ao reaproveitamento do lixo orgânico.

LAGES: APP da Escola de Ensino Médio Valmir O Marques Nunes

A Escola vencedora da Regional de Lages desenvolveu projeto que teve como foco a produção de mudas, recomposição florestal e plantio de gerânios em áreas de nascentes e estação de distribuição de água para o município de Bom Retiro, na serra catarinense.

RIO DO SUL: EMEF Ribeirão Matilde

O Projeto Os 20 anos do bosque Heidelberg tem por finalidade reconhecer que a educação deve estimular ações que contribuam para a aprendizagem e a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e voltada para a preservação da natureza. Para atingir este fim promove ações como coleta de sementes de árvores nativas, produção de mudas no viveiro da escola, distribuição de mudas, revitalização do bosque, realização de intercâmbio com instituição da Alemanha, entre outros.

 

SÃO MIGUEL DO OESTE: A Regional de São Miguel do Oeste também teve duas escolas empatadas na primeira colocação. São elas:

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Xavantes leva o Prêmio com o Projeto Escola mais bela e sustentável que envolveu a comunidade escolar para o embelezamento da escola por meio de ações como limpeza, plantio de plantas ornamentais, organização da horta com o plantio de legumes, verduras, chás para a complementação da merenda escolar, aproveitamento da água da chuva com a construção de cisterna, e reutilização de materiais como pneus, garrafas pets e tecidos para realização de atividades em sala de aula.

Também leva o troféu para São Miguel do Oeste a Escola de Ensino Fundamental São Lourenço com o Projeto: Cuidando da água que bebemos que desenvolveu ações que visam a manutenção e preservação das fontes de água que abastecem a escola e a conscientização dos alunos sobre a importância da água para nossas vidas.

 

TUBARÃO: EEB Professor João Batista Becker

O Projeto Águas de Azambuja: cuidando do presente, pensando no futuro teve o melhor desempenho na Regional de Tubarão ao melhorar a qualidade da água que abastece a escola e o perímetro urbano do Distrito de Azambuja, município de Pedras Grandes e ao garantir o acesso à água de qualidade às presentes e futuras gerações.

Ao total, 64 projetos foram inscritos e 16 conquistaram o troféu. Os projetos foram avaliados de acordo com a metodologia do projeto, inovação, criatividade e ineditismo, interdisciplinaridade, parcerias, resultados alcançados e benefícios diretos para o meio ambiente e para as comunidades locais.

Os vencedores recebem troféu e o valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais) que deve ser utilizado para o aprimoramento do projeto.

A solenidade de premiação ocorre em Florianópolis no dia 20 de novembro no auditório da Celesc, apoiadora do prêmio. A programação começa a partir das 14h com atividades de educação ambiental promovidas pelas equipes da Celesc e do IMA e às 16h ocorre a solenidade de premiação.