O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulga o novo relatório de balneabilidade referente a coletas realizadas de 30 de dezembro a 04 de janeiro. De acordo com o resultado, 71,4% dos 231 pontos analisados no litoral catarinense estão próprios para banho.

Em Florianópolis, dos 87 locais monitorados, em 63 recomenda-se o mergulho. Na capital catarinense, a novidade é o ponto 94, em frente à Praça Esteves Junior, que ficou próprio. No restante do litoral, de 144 áreas onde há coleta, 102 podem receber banhistas, o que representa 70,8%.

Com relação ao relatório anterior, 26 pontos passaram da condição de próprio para impróprio e 04 de impróprio para próprio, o que foi determinante para a redução do índice de locais balneáveis que, na semana anterior, era de 81%.

As amostragens e ensaios são efetuados nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

De novembro a março, o IMA realiza semanalmente a pesquisa da qualidade da água do mar para banho humano e divulga no site balneabilidade.ima.sc.gov.br e pelo aplicativo Praia Segura, do Corpo de Bombeiros.