De acordo com o novo relatório de balneabilidade realizado pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), 74,5% dos pontos analisados estão próprios para banho no litoral. As coletas feitas entre os dias 03 e 07 de fevereiro de 2020 indicam o aumento no número de locais balneáveis. O resultado anterior era de 68,0%.

Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados pelo IMA, 67 estão adequados para banho, representando 77,0%. No restante do litoral, dos 144 pontos averiguados, 105 apresentam condições favoráveis para mergulho, o que indica 72,9%. Com relação ao relatório da semana passada, 08 pontos mudaram da condição de próprio para impróprio e 23 de impróprio para próprio.

As análises de qualidade da água são realizadas em 231 pontos dos 500 km da costa catarinense distribuídos nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

Durante a alta temporada, de novembro a março, a pesquisa de balneabilidade é realizada todas as semanas e divulgadas às sextas-feiras. A próxima atualização ocorre no dia 14 de fevereiro. Todas as informações sobre a situação das praias catarinenses podem ser acessadas pelo site balneabilidade.ima.sc.gov.br e pelo aplicativo Praia Segura, do Corpo de Bombeiros.