foto da matéria boto-pescador.jpg

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), em parceria com a Polícia Militar Ambiental e Ibama, realizou nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, mais uma fiscalização do Plano de Ação para a conservação do boto-pescador. Ao total, durante a operação foram apreendidas 14 redes irregulares. Um homem foi notificado e intimado a comparecer na Polícia Militar Ambiental. Desde o início das ações conjuntas não foi registrado óbito de botos-pescadores.

Na inspeção, que ocorreu no Rio Tubarão que abrange os municípios de Laguna, Tubarão e Capiravi, a equipe flagrou e retirou nove redes de emalhe irregulares e cinco redes do tipo jerival para pesca de camarão, essas em flagrante com um homem que vai responder administrativa e criminalmente por exercer atividade de pesca com petrechos proibidos no complexo lagunar. O valor do auto de infração ambiental pode chegar a R$ 100 mil.

A população de botos-pescadores residentes no complexo lagunar Santo Antônio dos Anjos-Imaruí-Mirim, estimada entre 52 e 60 indivíduos, protagoniza um tipo de relação ecológica ao cooperar na pesca da tainha, no sul do estado. Ao identificar os cardumes, os botos mandam sinais aos pescadores por meio do mergulho ou batendo a cabeça, indicando a presença dos peixes.

O Plano de Ação Estadual para Conservação do boto-pescador foi elaborado pelo IMA em conjunto com diversas instituições, incluindo órgãos de pesquisa, controle e gestão, em esfera municipal, estadual e federal, e organizações da sociedade civil, as quais estão envolvidas em ações para conservação do boto-pescador. Publicado pela Portaria Nº 214/2019 – IMA, de 14 de outubro de 2019, tem como objetivo geral promover a conservação do boto-pescador (Tursiops gephyreus) no Sistema Estuarino Lagunar, localizado na região Sul do estado de Santa Catarina composto pelas lagoas Santo Antônio, Imaruí e Mirim.