corona

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), por meio da Portaria n. 92/2020, estabelece o retorno ao trabalho presencial na sede, em Florianópolis, na próxima segunda-feira, 11 de maio, e nas 16 Coordenadoras Regionais e Unidades de Conservação a partir de quarta-feira, 13 de maio de 2020.

O retorno ser√° gradual e ocorre ap√≥s a desinfec√ß√£o de todas as depend√™ncias. Na sede, a limpeza j√° foi realizada. E nas CODAMs ser√° efetuada nos pr√≥ximos dias, garantindo a seguran√ßa e a sa√ļde dos servidores e dos cidad√£os que se desloquem ao IMA.

O atendimento presencial no IMA e nas Coordenadorias vai obedecer as normas vigentes de controle e medidas que visem minimizar as possibilidades de contágio do coronavírus. O acesso ao IMA, assim como o atendimento, será realizado mediante agendamento prévio e seguindo a recomendação de distanciamento mínimo de 2 metros.

Ao entrar e sair do IMA √© necess√°ria a higieniza√ß√£o das m√£os com √°lcool gel 70%. Al√©m disso, ser√° verificada a temperatura corporal de todas as pessoas que adentrarem nas depend√™ncias do IMA e nas Coordenadorias, sendo impedido de entrar quem apresentar temperatura igual ou superior a 37,8¬ļC. O uso de m√°scara √© obrigat√≥rio a todos os servidores durante a jornada de trabalho e aos cidad√£os que forem ao IMA.

Tem atendimento preferencial, idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes.

Trabalho remoto

Devem, obrigatoriamente, permanecer com as atividades de forma remota os servidores que convivem com:

- pessoas acometidas pela COVID-19; ou
- pessoas que estejam em quarentena por serem consideradas suspeitas de estarem com coronavírus.

Também seguem em home office os servidores que:

- apresentam doen√ßas respirat√≥rias cr√īnicas, cardiopatas, diabetes, hipertens√£o ou outras afec√ß√Ķes que deprimam o sistema imunol√≥gico;
- com 60 anos ou mais;
- gestantes;
- que coabitam com idosos que apresentam doen√ßas cr√īnicas; e
- com filhos em idade escolar, enquanto permanecer a determinação de suspensão das aulas presenciais.

As atividades do Programa de Monitoramento de Balneabilidade retornam e as vistorias t√©cnicas presenciais dos processos de licenciamento ambiental e atos de fiscaliza√ß√£o ambiental continuam a ocorrer, obedecendo as normas da Secretaria de Estado da Sa√ļde como a utiliza√ß√£o de EPIs (m√°scaras, luvas e √°lcool gel 70%).

As atividades de educa√ß√£o ambiental e a visita√ß√£o p√ļblica aos Parques Estaduais seguem suspensas at√© nova determina√ß√£o para evitar a aglomera√ß√£o de pessoas.

De 18 de março a 08 de maio, período em que o IMA realizou atividade remota devido às medidas restritivas de circulação, deram entrada no órgão 1.176 processos e 1.192 foram finalizados, o que representa um índice de conclusão de 101,36%.

O saldo positivo na an√°lise dos processos e na realiza√ß√£o dos servi√ßos e procedimentos do IMA mostra que o √≥rg√£o manteve a qualidade das atividades durante a quarentena. ‚ÄúO IMA mostrou que consegue atuar bem em home office, por isso agora retornamos ao trabalho de forma gradual. Priorizando sempre a sa√ļde dos servidores e dos cidad√£os e seguindo as recomenda√ß√Ķes dos √≥rg√£os competentes. O IMA segue a miss√£o de garantir a entrega do trabalho com excel√™ncia, promovendo o desenvolvimento sustent√°vel do estado, e se aliando ao mundo no enfrentamento ao coronav√≠rus‚ÄĚ, destaca o presidente do IMA, Valdez Rodrigues Ven√Ęncio.