• Dengue

capivara

Está em tramitação no Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) o Termo de Convênio que vai formalizar a parceria entre IMA, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis- FLORAM, para a realização do Projeto Fauna Floripa.
 
O projeto iniciou em outubro de 2019 tendo como objeto de estudo principal o levantamento das espécies de mamíferos e aves de toda Ilha de Santa Catarina. Com o passar do tempo, ampliou seus objetivos, realizando também o monitoramento da fauna e estudos ecossistêmicos em geral.

Com o uso de armadilhas fotográficas, por meio da instalação de câmeras de monitoramento de fauna, em áreas de vegetação com estágios sucessionais avançados e remanescentes primários ao longo de todo território insular, importantes dados estão sendo levantados e os objetivos alcançados.

Como consequência do intenso processo de ocupação humana em Florianópolis, um número significativo de espécies de animais silvestres não é mais encontrado na Ilha.

Com os produtos das pesquisas e estudos técnicos, será possível verificar a qualidade dos ambientes, elaborar estratégias de conservação a longo prazo e, se possível, pensar em ações de reintrodução da fauna nativa.

Ainda, teremos a oportunidade de comunicar os resultados obtidos por meio da divulgação científica, extensão universitária e da promoção de ações de educação ambiental, que também são eixos do Projeto.