• Dengue

Mais de 400 crianças curtiram um passeio dentro de uma trilha única no Brasil, a Trilha Ecológica do Rio Vermelho. É que a Fatma inaugurou a estrutura na sexta-feira, 04 de abril. A inauguração também contou com atividades e jogos ambientais, além disso, as crianças puderam acompanhar a realocação de alguns animais em suas novas “casas”. A trilha será aberta a visitação a partir de 05 de junho.

Com um quilômetro de percurso, a Trilha está localizada dentro do Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis, e é totalmente acessível para cadeirantes, através de decks de madeira. No entorno do caminho, 16 viveiros com mais de 150 animais silvestres dão a sensação de convívio direto com os bichos. São mais de 35 espécies da fauna catarinense, entre elas: macacos, jabutis, araras, papagaios, pumas.

A estrutura pode até ser confundida com um zoológico, se não fosse um detalhe: os animais abrigados lá vieram do Centro de Triagem de Animais Silvestres gerenciado pela Fatma e Polícia Militar Ambiental. Portanto, são animais que não podem retornar ao habitat natural por alguma deficiência física. De acordo com o presidente da Fatma, Gean Loureiro, os “astros” da trilha terão um objetivo nobre: vão levar a consciência ambiental aos visitantes: “queremos mostrar às pessoas a importância de cuidar dos animais, para que eles possam viver no seu habitat natural sem problemas”.

Apesar de não poder voltar ao habitat natural, os animais da trilha terão uma grande estrutura de veterinários e mais espaço para viver. Já os visitantes, além de passarem por diversos viveiros, vão ter a oportunidade de entrar em um deles. É que parte da trilha passa por dentro de um viveiro onde os animais mais mansos e acostumados com os humanos vão interagir com as pessoas.

A trilha, totalmente gratuita, terá uma estrutura de monitores bilíngues e estará aberta a agendamento de escolas. Além disso, a Polícia Militar dispõe de um ônibus novo, doado pela Fatma, para levar as crianças na trilha.

Mirante com vista de tirar o fôlego

Também no percurso da Trilha Ecológica, foi construído um mirante para que os visitantes possam ver, lá de cima, a Lagoa da Conceição de um lado e o Mar de outro. A vista mostra a riqueza do Parque Estadual do Rio Vermelho, com uma planície de sedimento quaternário, formada pelo vento e pelo mar.