• Dengue

A pesquisa foi desenvolvida em conjunto com FATMA/UNISUL/CIDASC, na qual foram definidos 13 pontos de amostragem (Figura 1), amostras de sedimento foram coletadas em 3 campanhas ao longo do ano de 2013, sendo uma coleta na estação do ano outono ( maio/13), uma coleta no inverno (agosto/13) e por ultimo uma coleta na primavera (outubro/13). No laboratório devidamente credenciado foram processadas, obtendo as soluções analíticas e determinação de elementos traços de metais.

Foram analisados (Zn, Cu, Pb, Cd, Hg), utilizando-se métodos normalizados por espectrometria de absorção atômica (Atomic absorption Spectroscopy ). Após a interpretação dos resultados, segundo a legislação vigente (Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, Resolução nº. 344, de 25 de março de 2004), realizou-se a comparação com os resultados obtidos por outros pesquisadores em 1995 e 1998. No quadro 1 são apresentados os resultados médios de 13 pontos amostrais, dentro dos 5 metais traços analisados, quatro (Zn, Pb, Cd, Hg) apresentaram concentrações abaixo dos níveis estabelecidos pela resolução CONAMA nº. 344, de 25 de março de 2004.

As concentrações de Cu presentes em sedimentos estão acima do limite estabelecido pela RESOLUÇÃO CONAMA 344 DE 2004 de 270 µg/g. As concentrações elevadas (411,2 µg/g) do metal traço Cu nos sedimentos da Lagoa da Conceição podem ser tóxicas para algas, fungos e invertebrados e moderadamente tóxico para mamíferos. De acordo com o fator de concentração apresentados, o Cu pode ficar bioacumulado em organismos vivos, como peixes, ostras, fitoplâncton, zooplâncton, e chegar ao homem via cadeia Alimentar.

A contaminação de sedimentos é um grande problema em todo o mundo, causando danos à vida animal e vegetal. A poluição por metais traços é resultante de várias atividades, sendo na sua maioria de fontes industriais. No caso da Lagoa da Conceição, por apresentar uma ocupação intensa de suas margens, aliada as atividades pesqueiras e náuticas, constituem as principais fontes poluidoras do meio ambiente, podendo ser bastante relevantes em alguns casos. Por este motivo cada vez mais se tem monitorado fontes, principalmente antropogênicas potencialmente tóxicas como metais traços e compostos orgânicos, e a sua interação com o meio ambiente circundante. Os metais não são degradados naturalmente e nem ficam fixados permanentemente nos sedimentos, podendo ser recolocados na coluna de água, através de alterações das suas propriedades físico-químicas. Como por exemplo, a alteração de classe, o que já ocorreu na Lagoa da Conceição nos últimos anos, passando da classe de água salobra para a classe de água salina. Podendo ainda haver dispersão por outras propriedades físico-químicas como a diminuição do pH, processo de oxidação-redução, ação de agentes complexantes. Desta forma, foi avaliado o nível de poluição, com relação as concentrações de metais traços, no sedimento lagunar da Lagoa da Conceição, a fim de identificar áreas criticas de poluição decorrente das atividades antrópicas alicerçadas no entorno do corpo lagunar.

O metal traço cobre apresenta uma homogeneização rápida dissolvendo-se nas águas superficiais com o sedimento de fundo. Se o principal mecanismo de remoção do cobre dissolvido é a sua adsorção e/ou precipitação, o sedimento se tornará enriquecido com o metal traço.

Em relação aos resultados encontrados em 1995 e 1998, observou-se um aumento na concentração dos metais traços estudado, exceto o metal traço chumbo (12,8 µg/g) que diminuiu (0,59 vezes) em relação a 1998 (Quadro 2). Podemos associar estes dados, com a melhor qualidade dos motores utilizados na área náutica, juntamente, com a conscientização da conservação do meio ambiente, envolvendo as comunidades pesqueiras e marinas locais.

Observa-se que determinados metais traços como Cu e Zn alternam na comparação entre os diferentes autores, com escala ampla entre os valores mínimos e máximos encontrados; Os metais traços Cd, Pb, Hg, apresentaram variações consideradas normais na comparação entre os valores encontrados, pelos respectivos autores (quadro 2).

Para o ecossistema aquático os sedimentos possuem um papel significativo, pois além de fornecer habitat para muitos organismos aquáticos, serve como fonte de materiais orgânicos e inorgânicos. As características do corpo lagunar determinará uma maior ou menor sedimentação dos materiais orgânicos e inorgânicos, ou seja, está relacionado às características dos íons metálicos, ao tamanho das partículas, conteúdo orgânico e a concentrações destes no sedimento.

Considerando o aumento do teor de cobre a níveis superiores aos estabelecidos na resolução CONAMA citada, é um indicativo de alerta para que o monitoramento prossiga, de maneira a informar a comunidade de potencias riscos a saúde e contaminação de organismos no complexo lagunar.

Autores:

Tiago Mioto, Eng. Ambiental - CIDASC;

Haroldo Tavares Elias – Eng. Agr. DSc – Epagri/FATMA;

Elisa Helena Siegel Moeck, Prof. Dra. UNISUL;

Marcelo Garofallo, Quim. MSc, FATMA