• Dengue

Na tarde de 24 de julho de 2014, representantes de diversas organizações de Santa Catarina e pesquisadores se reuniram na Sede da Fundação do Meio Ambiente - Fatma para tratar do potencial de conservação ambiental pela agricultura familiar. A discussão foi motivada pelo fato do ano de 2014 ter sido declarado, pela FAO (Food and Agriculture Organization), como o Ano Internacional da Agricultura Familiar.

Em sua palestra o Sr. Carlos Biasi, representante da FAO no Brasil, destacou a importância do diálogo entre os órgãos que trabalham com a agricultura familiar e com o meio ambiente, os presentes destacaram diversos aspectos do potencial de conservação ambiental pelos agricultores familiares, com destaque para as florestas nativas e a agrobiodiversidade. Biasi enfatizou também que existem dificuldades para o exercício desse potencial, entre elas: a falta de recursos para pesquisa com florestas nativas, a falta de informação para agricultores e técnicos sobre as possibilidades de uso sustentável da floresta nativa, a falta de regulamentação de algumas formas de uso sustentável da floresta nativa, deficiência na extensão florestal e a falta de implementação das políticas públicas estaduais para conservação ambiental na agricultura familiar.

Como resultado, os presentes decidiram constituir um grupo de trabalho interinstitucional com o objetivo discutir e propor mecanismos para conservação e uso das florestas nativas na agricultura familiar.

Participaram do encontro gestores e técnicos da Fatma, Epagri, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, Universidade Federal de Santa Catarina e Fundação Municipal do Meio Ambiente de Biguaçu.