Na quarta-feira, 1º, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) irá homenagear agricultores de Bela Vista do Toldo que ajudam a preservar o meio ambiente. Os três proprietários rurais foram escolhidos pela Fundação para receber o Pagamento de Serviços Ambientais (PSA). O evento ocorre às 14h na Câmara de Vereadores de Canoinhas. O projeto é uma parceria com a Epagri e a Secretária de Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do programa SC Rural.

As propriedades escolhidas pela Fatma para receber a compensação estão localizadas dentro do Corredor Ecológico Timbó. O objetivo do programa é incentivar os agricultores a conservar suas terras e mostrar os benefícios de proteger a natureza. O pagamento pela preservação varia de R$ 87,50 a R$ 350 por hectare/ano. “O valor depende da qualidade ambiental da área, sendo que cada propriedade pode receber por no máximo três hectares/ano e por um período de três anos. Atualmente estão em processo de vistoria mais 20 propriedades rurais,” informa a bióloga Shigueko Ishiy, coordenadora do subcomponente Gestão de Ecossistemas da Fatma.

O Corredor Ecológico Timbó é uma área que tem vegetação nativa e o foco é aumentar espécies da fauna e flora, formar um desenvolvimento econômico e conservar a biodiversidade. Para a criação dos Corredores, não é necessário desapropriar as terras privadas, a participação dos produtores rurais é voluntária.

Além da região Planalto Norte, proprietários de Passos Maia, do Corredor Ecológico Chapecó, também vão receber PSA por preservar a natureza.

Saiba mais:

Homenagem aos proprietários rurais de Bela Vista do Toldo que ajudam a conservar a natureza.

Data: 1º de abril

Local: Câmara de Vereadores de Canoinhas