O Parque Estadual do Rio Vermelho, localizado em Florianópolis, sofreu a ação de vândalos nesta segunda-feira, 13. Um jabuti desapareceu e a tela do espaço onde vive o tamanduá bandeira foi cortada, mas o animal não escapou. A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e a R3 Animal, cogestora do parque, registraram um boletim de ocorrência e vão tomar outras medidas de prevenção contra ações futuras.

O espaço é composto de por mais de 1,5 mil hectares e 11% de Mata Atlântica. O local abriga 16 viveiros com mais de 150 animais silvestres. “O parque é um espaço público, gratuito e muito utilizado na educação ambiental. Difícil entender como alguém faz esse tipo de coisa”, desabafa o diretor de Proteção dos Ecossistemas da Fatma, Márcio Alves.

A Fatma solicitou que a Polícia Militar intensifique as rondas no local e deve instalar câmeras de videomonitoramento. “A área é muito grande e temos muitas atividades no local. Vamos cuidar, mas contamos também com a comunidade para preservar e denunciar qualquer problema”, explica. Qualquer informação sobre o animal pode ser encaminhada na fanpage da instituição ou no 0800 644 8500.

Mais informações à imprensa:

comunicacao@fatma.sc.gov.br

(48) 3216.1977