• Dengue

O governador Raimundo Colombo entregou nesta sexta-feira, 29, ao Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina, em Lages, um helicóptero para atender ocorrências policiais, resgatar vítimas nas mais diversas situações de risco e atuar na fiscalização e no monitoramento ambiental. A aeronave foi doada pela Fatma, em um termo de compromisso com duas empresas.

O helicóptero atuará inicialmente nos 18 municípios da região serrana. Colombo também inaugurou a 5ª Companhia de Aviação, sediada no aeroporto do município e deu posse ao comandante major Luiz Eduardo Ardigó da Silva. O governador disse que o helicóptero e a instalação da companhia representa um avanço na área de socorro, reforço e de segurança para Lages e região. “É um equipamento importante, moderno, eficiente que melhora muito o desempenho da polícia e oferece uma proteção maior ainda a população. É uma grande conquista.”

O helicóptero foi viabilizado por um termo de compromisso entre duas empresas e a Fundação do Meio Ambiente (Fatma). É a quinta aeronave do Batalhão de Aviação da Polícia Militar. O custo da aeronave foi de R$ 2,7 milhões. “A Fatma disponibilizou para a Policia Militar, para junto com a Ambiental trabalhar em conjunto, fazer as operações nas unidades de conservação do Estado com responsabilidade da Fatma e nas outras horas atuar no serviço de policiamento. É o meio ambiente interagindo com as forças de segurança”, explicou o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick.

O helicóptero conta com espaços para maca, armas e equipamentos de resgates aquáticos, salvamentos em altura e combate a incêndios. Com autonomia de combustível para três horas de voo (calcula-se uma hora entre ida e volta de uma extremidade à outra da região, mais uma hora para atendimento da ocorrência).

Fonte: Secom