O presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Alexandre Waltrick Rates, esteve nesta quarta-feira, 19, em Ituporanga, onde participou do Dia de Ação do Governo. O encontro foi acompanhado pelo gerente da Coordenadoria da Fatma de Rio do Sul, que abrange a região, Juliano Goral, e o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Ituporanga, Elias Souza. "O Dia de Ação de Governo realizado nas ADRs serve para aproximar os secretários setoriais e presidentes de autarquias da comunidade regional", afirma Souza.

Cerca de 30 profissionais ligados ao meio ambiente do setor público e privado da região, além de autoridades locais estiveram na sede da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) para encontrar com Rates. As dúvidas mais frequentes foram ligadas ao licenciamento."A oportunidade é excelente para esclarecer sobre a legislação e os desafios do dia a dia. A Fatma não faz as leis, apenas cumpre. Muitos dos impasses em relação ao licenciamento são gerados pela má qualidade dos estudos apresentados, que atrasam o processo e trazem retrabalho aos técnicos", afirmou o presidente.

A visita também incluiu veículos de comunicação, a barragem e o parque Ingo Altenburg. No local, o prefeito Osni Francisco de Fragas recebeu informações de como legalizar a área e inserir no Sistema Nacional das Unidades de Conservação (SNUC). Se isso for feito, é possível garantir recursos para o parque.