• Dengue

Mais um importante passo foi dado para as obras do novo acesso ao Sul da Ilha de Santa Catarina, que vai beneficiar diretamente os usuários do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, e toda a comunidade da região. A licença ambiental necessária para o início do último lote de obras foi entregue nesta terça-feira, 23, pelo governador em exercício Eduardo Pinho Moreira ao Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), responsável pelas obras. “Houve uma soma de esforços de todos os agentes públicos para garantir essa licença ao trajeto apresentado, um traçado que é muito mais racional, com menos desapropriações e com todos os cuidados ambientais necessários”, afirmou o governador em exercício.

O presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Alexandre Waltrick Rates, explicou que, pela proximidade ao mangue de uma unidade de conservação federal, foi necessária avaliação por equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal. “A conquista da emissão da licença comprova que existem todos os cuidados ambientais necessários”, destacou.

Os trabalhos do novo acesso ao Sul da Ilha ocorrem em diferentes lotes para garantir agilidade, e os primeiros trechos já estão em estágios avançados. A licença ambiental liberada agora é para o último lote de obras, um contorno com cerca de quatro quilômetros que margeia parte da área de mangue. O secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro, explicou que, com a licença, serão feitas adequações ao projeto para lançar o edital de licitação da obra no final de março. A entrega da ordem de serviço está prevista para julho de 2018, com inauguração de todo o novo acesso em julho de 2019.