O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) realiza no dia 04 de novembro, às 19h30, Audiência Pública para apresentação e discussão do Relatório de Impacto Ambiental do Morro do Maracajá, de responsabilidade da SBM Sul Brasileira de Mineração Ltda. O encontro ocorre no Centro Comunitário, na Rua Flávio Manoel Rocha, ao lado da Igreja Católica, Vila Beatriz, Maracajá/SC.

O empreendimento é referente a mineração de diabásio, britagem e futura produção de asfalto na localidade de Morro do Maracajá, no município de Maracajá, em Santa Catarina. As atividades encontravam-se em operação há aproximadamente 30 anos, sendo que há 6 anos o empreendimento passou a ser de responsabilidade da empresa de mineração SBM – Sul Brasileira de Mineração Ltda.

A audiência pública é uma das primeiras etapas do processo de licenciamento ambiental e serve, entre outros, para a apresentação do projeto, esclarecimento de dúvidas por parte da população, além de dar embasamento aos técnicos sobre as demandas, sugestões e preocupações da comunidade com relação ao empreendimento.

“É neste momento que os moradores e demais setores envolvidos podem dialogar e sanar as dúvidas sobre os projetos. Também é uma fase essencial para o licenciamento, pois é por meio deste encontro que o órgão ambiental conhece a realidade local e as percepções sobre a instalação do empreendimento”, destaca o presidente do IMA, Valdez Rodrigues Venâncio.

O RIMA está à disposição para consulta na Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental de Criciúma, Rua José de Patta, 120, Comerciário, Criciúma; na Procuradoria da República no Município de Criciúma (MPF), Rua Raymundo Procópio Nunes, 40, Pinheirinho, Criciúma; na Superintendência da Agência Nacional de Mineração - ANM em Santa Catarina, Rua Álvaro Millen da Silveira, 104 Centro, Florianópolis - SC; na Prefeitura Municipal de Maracajá, Av. Getúlio Vargas, Maracajá - SC; na Câmara de Vereadores de Maracajá, Rua Manoel José de Rocha, 77, Centro, Maracajá - SC; na Escola de Educação Básica Manoel Gomes Baltazar, Rua Pedro Rocha, 305-339, Centro, Maracajá - SC e no site do IMA: www.ima.sc.gov.br.