O Programa IMA em Movimento tem por finalidade o desenvolvimento de ações para o aperfeiçoamento, a transparência e a eficiência do órgão ambiental. O foco primordial é a identificação e realização de ações conjuntas das Gerências e Diretorias com suas diversas áreas para a melhoria contínua do Instituto.

Por meio do programa será realizado um pré-diagnóstico contendo informações das Gerências Regionais como as demandas externas de Órgãos de Controle, as necessidades de atualização geral ou especifica, identificação de situações de risco e as manifestações motivadas pelas Gerências Regionais e/ou pela maioria simples da Comissão Regional de Licenciamento Ambiental.

Logo após será elaborado o diagnóstico contemplando os pontos de melhorias e as proposições das medidas preventivas e corretivas cabíveis. O relatório servirá como base para o desenvolvimento de um Plano de Ação, inserido no Planejamento Estratégico do IMA, que vai abordar as metas, indicadores e as ações específicas para atender as demandas, solucionar as possíveis deficiências e, assim, aprimorar os serviços, processos e procedimentos do órgão ambiental catarinense.

Com isso, espera-se o aumento na qualidade do serviço prestado, tomada de decisão a nível estratégico, tático e operacional, maior transparência e eficiência de gestão, replicação de modelos, avaliação de risco, uniformização, sistematização e padronização de conceitos e procedimentos, integração e eficiência, celeridade de processos e procedimentos, segurança jurídica, entre outros.

O Programa IMA em Movimento terá sua abrangência tanto interna como externa ao Instituto. Relativamente ao usuário interno, em primeira instância, abrangerá as Gerências Regionais, podendo, na sequência, ser implementado nas demais gerências/diretorias. Com relação ao usuário externo, além da melhoria no serviço prestado pelo Instituto, poderá ser utilizado para replicação em outros órgãos do Estado, bem como a outros entes da federação.

Mais informações sobre o programa acesse pdf PROGRAMA IMA EM MOVIMENTO (377 KB)

  pdf Portaria - Diário Oficial (168 KB)