O Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental premia as melhores reportagens sobre meio ambiente publicadas na imprensa catarinense em cinco categorias: mídia impressa (jornal e revistas), radiojornalismo, telejornalismo, internet e fotojornalismo.

Todos os anos, o Prêmio é patrocinado pela Engie Energia e conta com apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação dos Diários do Interior (ADI), Associação dos Jornais do Interior (Adjori), Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e TV (Acaert) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina, EDP Brasil e Celesc Geração.

Prêmio IMA

Assim como a instituição que, desde dezembro de 2017, passou a ser Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, em substituição à Fatma – Fundação do Meio Ambiente – o prêmio também ganhou novo nome e identidade visual, porém com o mesmo conceito, reconhecer e premiar os trabalhos jornalísticos que destacam a valorização do meio ambiente, especialmente, por meio da educação ambiental.

Ao longo de 10 anos, o Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental se consolidou como um dos mais importantes concursos do segmento. A partir da 11ª edição, como Prêmio IMA, busca crescer mais ainda no intuito de valorizar a atuação dos veículos de comunicação que, por meio de reportagens e notícias, divulgam e difundem as atividades e iniciativas que são fundamentais para a conscientização e preservação dos recursos naturais.

Vencedores do 11º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental

Vencedores Estaduais 

Mídia Impressa 

2º Lugar Estadual 

ANDRIELLI APARECIDA GUIMARÃES ZAMBONIN, DO JORNAL EXTRA. “INSETOS, A CLASSE DOMINANTE DO REINO ANIMAL” 

1º Lugar Estadual 

CAROL MACÁRIO, DIÓRGENES PANDINI E BEN AMI SCOPINHO, DO DIÁRIO CATARINENSE. “A GRANDEZA DO AÇAÍ CATARINENSE” 

Internet 

2º Lugar estadual 

MARCIANO BORTOLIN, DO PORTAL ND SUL. “ TREVISO ENCONTRA NO TURISMO SUSTENTÁVEL A DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL”.

1º Lugar Estadual 

MICHAEL GONÇALVES, RODRIGO LIMA, BEATRIZ CARRASCO, DANIEL QUEIROZ E DIEGO DEYVISON, DO JORNAL NOTÍCIAS DO DIA. “ÁRVORES CENTENÁRIAS” 

Radiojornalismo 

2º Lugar Estadual 

MARCOS MELLER, DA RÁDIO PEPERI, QUE VENCEU COM A MATÉRIA CAMPO SAUDÁVEL.

1º Lugar Estadual 

MARCELO SANTOS, DA RÁDIO CATARINENSE FM. “ O PLANETA ACENDE O ALERTA PARA O LADO NEGRO DAS LÂMPADAS”.

Telejornalismo 

2º Lugar Estadual 

EDUARDO CRISTÓFOLI, ANDRESSA PEIXER, JEAN MAZZONETTO, PAULO SÉRGIO JR, FERNANDO CARMO e Adriana Krauss , DA NSC TV BLUMENAU. “SPITZKOPF”. 

1º Lugar Estadual 

CARINE SILVA, FABIANO SOUZA, FERNANDO CARMO, JOSÉ CARLOS ARAÚJO, LEANDRO CARBONE, MARCOS SCHMITT, MAYARA VIEIRA, RUDINEI PIRES E TALITA ROSA, da NSC TV Florianópolis .” SÉRIE TIRANDO A LIMPO: NSC NOTÍCIAS TESTA O PROJETO DE DESPOLUIÇÃO DA BEIRA MAR” . 

Fotojornalismo 

2º Lugar Estadual 

GUILHERME HAHN, DO JORNAL A TRIBUNA, DE CRICIÚMA. “O RIO CRICIÚMA AINDA RESPIRA”.

1º Lugar Estadual 

FELIPE CARNEIRO, DO DIÁRIO CATARINENSE.  “SANTA CAuTARINA LIDERA OCORRÊNCIA DE ANIMAIS MARINHOS”.