Hora de voltar para casa. Após dois meses recebendo os cuidados e carinho da equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) quatro corujas-da-igreja ou suindaras, mãe e três filhotes, retornaram à natureza.

Os animais chegaram ao Cetas, localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis, no dia 1º de junho e foram os primeiras pacientes atendidos pela equipe do Instituto Espaço Silvestre, organização que na mesma data assumiu a gestão do Centro.

Segundo relatos, as corujas foram resgatadas no município de Massaranduba, no norte catarinense. Ao chegar, a mãe estava bastante apática. No período de reabilitação fêmea e filhotes permaneceram o tempo todo juntos. Os pequenos aprenderam, inclusive, a caçar. Agora devidamente recuperados e maiores voltaram para a natureza.

CETAS

As corujas são apenas alguns dos cerca de três mil animais que chegam por ano ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), no Parque Estadual do Rio Vermelho, Unidade de Conservação Estadual administrada pelo IMA. Os animais são encaminhados ao local por diversas situações, principalmente, apreensão por tráfico, cárcere, animais machucados ou entregas voluntárias.

No CETAS recebem todo tratamento e cuidado necessários. Muitos, após a reabilitação, são devolvidos ao habitat natural. Alguns não podem mais retornar e são encaminhados para locais adequados e seguros.

Na foto abaixo a equipe do Instituto Espaço Silvestre realizando o primeiro atendimento. Na sequência, momento da soltura das corujas.