O Parque Estadual Rio Canoas, em Campos Novos, teve um fim de semana diferente. As belezas naturais da Unidade, geralmente apreciadas de longe, transformaram-se em palco para a prática de rapel. O evento que ocorreu pela primeira vez no local reuniu atletas profissionais e amadores de toda a região.

O 1º Rapel no Parque Estadual Rio Canoas, organizado pela equipe da Unidade, Grimpeiro e pela Associação de Esportes Radicais Elite Radical, foi realizado no cânion ao lado da Cachoeira do Lajeado Roberto, uma das principais atrações do Parque. O local com cerca de 30 metros de altura recebeu 28 corajosos, entre profissionais, colaboradores da Unidade e comunidade que receberam treinamento para encarar com segurança a aventura.

Além de Campos Novos, município sede do Parque Rio Canoas, pessoas de outras cidades catarinenses como Mafra, Videira, Curitibanos, Santa Cecília e Fraiburgo participaram deste momento que já é considerado histórico. De acordo com a coordenadora do Parque, Leila Alberti, este foi um piloto para verificar a viabilidade de o local ser utilizado para a prática de esporte, aliando assim o turismo de aventura ao meio ambiente.

O Parque

O Parque Estadual Rio Canoas (PAERC), criado pelo Decreto nº 1.871, de 27 de maio de 2004, localiza-se no município de Campos Novos. É uma unidade de Conservação da Floresta Ombrófila Mista ou Floresta de Araucária. A área de 1.133,25 hectares foi adquirida pela Campos Novos Energia S.A. - Enercan e doada ao Governo do Estado de Santa Catarina como compensação ambiental pelo aproveitamento hidrelétrico de Campos Novos na Bacia Hidrográfica do Rio Canoas.

O Parque conta com infraestrutura para visitação, além de educação ambiental e outras atividades em meio à natureza. O local oferece três trilhas ecológicas: a Trilha das Águas (4.400 metros de extensão), a Trilha do Cemitério (600 metros) e a trilha do Lajeado do Roberto (4 mil metros de estrada + 3.400 metros) que tem como principal atração a cachoeira de mesmo nome.

O Parque está aberto para visitação de quarta-feira a sexta-feira, de 9h às 17h, e aos sábados e domingos das 13h às 17h. Para percorrer as trilhas os visitantes precisam do acompanhamento e orientação de guias. Grupos maiores, como escolas, universidades e demais organizações, é necessário agendamento prévio.

O Parque é administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com cogestão da OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Grimpeiro. Para maiores informações basta entrar em contato pelo telefone (49) 99836-4969 e/ou pelo e-mail grimpeiro.paerc@gmail.com.br.