202009171448

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) concedeu na última terça-feira, 15 de setembro, a Licença Ambiental Prévia (LAP) para o contorno viário de São Bento do Sul. Conhecida popularmente como Transpão, trata-se de acesso periférico que será instalado na cidade para reduzir o fluxo interno de veículos e facilitar o deslocamento a serviços públicos como escolas, hospitais, bancos, comércio e lazer.

Com 2,07 km de extensão, terá quatro trechos entre as ruas Antonio Kaesemodel, bairro Boehmerwald, e a rua José Bayerl, no bairro Progresso. A previsão é concluir a obra em 12 meses e o investimento estimado é de R$ 5.224456,31.

Segundo a Prefeitura de São Bento do Sul, o contorno viário vai gerar melhoria nas condições de mobilidade urbana ao desafogar o trânsito, reduzindo o fluxo interno de veículos. “Além disso, a implantação viabilizará crescimento urbano e econômico. Quanto aos benefícios à comunidade, esta passará a dispor de acesso facilitado aos serviços oferecidos na região, promovendo conforto e bem-estar aos moradores e visitantes da cidade”.

A Licença Ambiental Prévia (LAP) avalia a localização e concepção do empreendimento, atestando a viabilidade ambiental. No entanto, ainda é necessária a Licença de Instalação (LAI) para o início efetivo das obras e a Licença de Operação (LAO) para a liberação da nova via para receber veículos.