Foto 5 1

O Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Planalto Sul (PAT Planalto Sul) foi lançado através de uma parceria entre o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (Sema-RS) em dezembro de 2019.

Na última semana de novembro, os técnicos do Jardim Botânico de Porto Alegre, Ari Delmo Nilson, Natividad Ferreira Fagundes e Priscila Porto Alegre Ferreira, realizaram a primeira expedição a campo da Flora para o estado de Santa Catarina no âmbito do Plano de Ação Territorial Planalto Sul com o confirmar os pontos conhecidos das espécies-alvo, reconhecê-las em seus habitats e identificar as ameaças às populações.

Foram observadas todas as espécies-alvo citadas para o estado de SC: Eryngium falcifolium, Hysterionica pinnatisecta, Petunia reitzii, Petunia saxicola e Smallanthus araucariophilus.

Duas novas populações de Petunia saxicola foram descobertas, sendo uma próxima ao território (em Otacílio Costa) e outra em Bom Retiro, esta última muito importante, pois a espécie não era registrada no território do PATPS desde a sua descoberta, em 1962, no município de Lages. Também foi observada a espécie-alvo Pavonia renifolia em Bom Jesus/RS.

Foto 1

Os técnicos do JBPA contaram ainda com a colaboração da Profa. Dra. Roseli Lopes da Costa Bortoluzzi da UDESC/Lages. As próximas expedições serão exploratórias para avaliar áreas de interesse e vetores de pressão.

O Jardim Botânico de Porto Alegre exerce um relevante papel no PATPS, pois abriga exemplares das espécies-alvo em suas coleções ex situ, sendo um importante banco de germoplasma dessas espécies criticamente ameaçadas de extinção. Os técnicos chamam a atenção de todos os públicos para os campos da região nessa época do ano que estão floridos e muitas das espécies, nativas da nossa Flora, são de grande valor ornamental. 

Imagens: Priscila Ferreria