Image 2022 01 05 at 14.55.37

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulga nesta sexta-feira, 07,  o relatório de balneabilidade nº 5 da temporada. A pesquisa referente às coletas realizadas de 03 a 07 de janeiro, aponta que dos 231 pontos analisados 160 estão próprios para banho no estado, o que representa 69,3%. Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 66 estão em condições de receber banhistas, ou seja, 75,9%.

As coletas são efetuadas em 27 municípios litorâneos, em mais de 100 praias e balneários do sul ao norte, compondo os seguintes municípios: Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

O gerente de laboratório e medições ambientais do IMA, Marlon Daniel da Silva, reforça que a alta temporada é uma das épocas do ano com maior incidência de chuvas, o que pode contribuir para a impropriedade de alguns pontos. “Grandes precipitações pluviométricas podem potencializar a impropriedade. Nas chuvas, além da elevação do lençol freático, ocorre a lavação das ruas, bem como das galerias e/ou valas ditas pluviais, que acabam chegando aos balneários e podem afetar diretamente a balneabilidade”, explicou Marlon.

A orientação para os usuários é que sempre evitem o banho de mar por até 24 horas após a ocorrência de fortes chuvas, principalmente, nas proximidades da desembocadura de rios e tubulações.

Todos os dados e o histórico das coletas podem ser acessados na íntegra no site: balneabilidade.ima.sc.gov.br ou pelo aplicativo Praia Segura. O próximo relatório de balneabilidade será atualizado e divulgado pelo IMA na próxima sexta-feira, 14.

A água é considerada:

Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.