• Dengue

cruso formação pilotos drone divulgação ima

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) utiliza drones desde 2017 para auxiliar suas atividades, tais como mapeamento e inspeção de áreas para o licenciamento ambiental, identificação de focos de incêndio, geoprocessamento, monitoramento preventivo, fiscalização de crimes ambientais e caça ilegal, controle e contagem de espécies, entre outros.



Para operar os equipamentos, os profissionais precisam de treinamento teórico e prático para garantir precisão e agilidade ao operar os equipamentos. Desta forma, o IMA, por meio da Diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental, através da Gerência de Gestão de Informações Ambientais e Geoprocessamento (GERIN), realiza uma nova capacitação para formação de pilotos de drones no Estado.



Curso Drone Divulgação IMA

A capacitação é ministrada por profissionais do IMA para cerca de 40 pessoas, entre servidores do Instituto e outras instituições da segurança pública. “O aperfeiçoamento técnico dos profissionais que estão relacionados com a proteção do nosso meio ambiente é fundamental para garantirmos a excelência deste trabalho”, reforçou o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto, ao lembrar que o Instituto é um dos órgãos pioneiros no uso de drones na gestão ambiental.



Curso de Drones Divulgação IMA

O Diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva, destaca que todas as informações obtidas com os drones são gerenciadas pelo Sistema de Informações Ambientais do IMA e podem ser disponibilizadas a outros órgãos como Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Contas e demais órgãos reguladores.



“As imagens obtidas pelas aeronaves não tripuladas possuem alta precisão e são elementos fundamentais para a caracterização de empreendimentos, sendo possível cobrir áreas que, até então, eram de difícil acesso ou visualização” comentou o diretor.



curso pilotos de drones Divulgação IMA

Com esta turma, o IMA já formou cerca de 250 pilotos, dos quais, aproximadamente, metade são do próprio órgão. No próximo mês, novas turmas estão previstas, conforme planejamento do Gerente de Gestão de Informações Ambientas e Geoprocessamento, Diego Silva.



“O curso de formação de pilotos é bastante demandado dentro do IMA. Hoje temos cerca de 80 pilotos formados, mas a intenção é que alcancemos a formação de 100 pilotos do quadro funcional ativo”, afirma o gerente.