23 premio fritz mueller inscricoes seguem abertas ate o dia 31 de maio 20220506 1407400910

O Governo do Estado, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), divulgou nesta quarta-feira, 29, os vencedores do 23º Prêmio Fritz Müller. O concurso tem por finalidade reconhecer e premiar empresas e organizações que desenvolvem projetos em prol do meio ambiente no estado.

Esta edição contou com a inscrição de 88 projetos ou ações. O prêmio está dividido em 12 categorias nas áreas de Agricultura Sustentável; Conservação de Insumos de Produção (Água); Conservação de Insumos de Produção (Energia); Conservação de Recursos Naturais e Vida Silvestre; Controle da Poluição; Projetos Socioambientais; Reciclagem; Recuperação de Áreas Degradadas; Resíduos Sólidos; Educação Ambiental; Gestão Ambiental; e Turismo Ecológico e Sustentável. 

Confira a lista dos premiados:

Categoria: Agricultura Sustentável
Epagri
Projeto: Melhoramento Genético da Macieira: tecnologias para o desenvolvimento econômico e ambientalmente sustentável da fruticultura brasileira (Melhora Maçã)

Categoria: Conservação de Insumos de Produção (Água)
Portobello
Projeto: Embaixadores do Meio Ambiente Portobello

Categoria: Conservação de Insumos de Produção (Energia)
Schulz Compressores
Projeto: Avaliação de Ciclo de Vida de Produtos

Categoria: Conservação de Recursos Naturais e da Vida Silvestre
RPPN Catarinense
Projeto: Apoio à Elaboração de Planos de Manejo para RPPNS em Santa Catarina

Categoria: Controle da Poluição
Cooperativa Aurora 
Projeto: Ecotruck: veículos elétricos como fonte alternativa de energia e controle de poluição na Aurora Coop

Categoria: Educação Ambiental  
Escola da Fazenda
Projeto: Sala Verde

Categoria: Gestão Ambiental
Whirlpool
Projeto: Gestão Ambiental Proativa: Desenvolvimento de Processo e Produtos

Categoria: Projetos Socioambientais
Core Case Suprimentos de Sondagem e Geologia
Projeto:  We Nature

Categoria: Reciclagem
BMW do Brasil
Projeto: Segunda vida para baterias de veículos elétricos

Categoria: Recuperação de Áreas Degradadas
Epagri
Projeto: Revitalização do Rio Água Verde em Canoinhas

Categoria: Resíduos Sólidos
GDC Alimentos S.A (Gomes da Costa)
Projeto: Programa Resíduo Zero Gomes da Costa

Categoria: Turismo Ecológico e Sustentável
Epagri
Projeto: Caminho da Mata Atlântica 

Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza

O vencedor do Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza será anunciado em novembro. O nome do Prêmio é uma homenagem ao cientista e fundador da extinta FATMA  e uma referência na preservação da natureza catarinense.

Sobre o Prêmio Fritz Müller

O Prêmio Fritz Müller, concedido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), é o principal reconhecimento ambiental do estado. 

O nome é uma homenagem ao famoso naturalista alemão Johann Friedrich Müller, que viveu em Santa Catarina por 45 anos. Considerado um revolucionário, cientista,  estudioso do meio ambiente e precursor da ecologia, Fritz Müller foi aclamado como príncipe dos observadores da natureza. 

“A  realização da 23ª edição do prêmio ganha ainda mais relevância em função do bicentenário do naturalista Fritz Müller, neste ano”, reforçou o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto.

O Prêmio Fritz Müller é destinado a projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental e que resultam em benefícios para a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. 

Podem participar empresas públicas e privadas, instituições, órgãos governamentais, cooperativas, ONGs, institutos e organizações que atuam em Santa Catarina, com projetos desenvolvidos no estado.

A solenidade de entrega da premiação está prevista para o dia 29 de novembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). 

A 23ª edição do Prêmio Fritz Müller é uma realização do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do IMA, e conta com o apoio da FIESC.