Fritz

A noite desta terça-feira (29) será marcada pela entrega dos troféus da 23ª edição do Prêmio Fritz Müller para as melhores iniciativas e projetos ambientais de 2022. A cerimônia será realizada a partir das 19h, de forma presencial, na sede da Federação da Indústria do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis.

O maior reconhecimento ambiental do estado, através do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), será concedido a 12 projetos realizados por 10 empresas públicas e privadas, divididos por categorias, e que resultam em benefícios para o desenvolvimento sustentável. (ver lista abaixo) Nesta edição, concorreram 88 projetos de empresas públicas e privadas de todo o estado.

O nome da honraria é uma homenagem ao importante naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu em Santa Catarina por 45 anos e completou em 2022 o seu bicentenário de nascimento. Considerado um revolucionário, estudioso do meio ambiente e precursor da ecologia, Fritz Müller foi aclamado como príncipe dos observadores da natureza.

“A  realização da 23ª edição do prêmio ganha ainda mais relevância em função do bicentenário de nascimento do naturalista Fritz Müller, neste ano. E ficamos muito felizes em poder dar continuidade a essa honraria que reconhece talentos, projetos inovadores e ações de sustentabilidade em prol do meio ambiente em Santa Catarina”, afirmou o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto.

O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube do IMA.

Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza

A solenidade desta noite também reverencia uma personalidade que se destaca na atuação ambiental com Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza. O homenageado de 2022 é o catarinense Francisco Antônio da Silva Filho. 

Natural de Florianópolis, o biólogo trabalhou na Prefeitura Municipal junto à Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) por 35 anos e está entre as dez pessoas que mais coletaram plantas na Ilha de Santa Catarina. Francisco foi ainda responsável técnico por inventários florestais, Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADs) e pela identificação da ocorrência de espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção, além de ter publicado inúmeros artigos científicos com grande contribuição na área ambiental catarinense.

O nome deste prêmio é uma homenagem ao cientista Raulino Reitz, fundador da extinta Fatma e referência na preservação da natureza catarinense.

Confira a lista dos projetos premiados:

Categoria: Agricultura Sustentável

Epagri

Projeto: Melhoramento Genético da Macieira: tecnologias para o desenvolvimento econômico e ambientalmente sustentável da fruticultura brasileira (Melhora Maçã)

 

Categoria: Conservação de Insumos de Produção (Água)

Portobello

Projeto: Embaixadores do Meio Ambiente Portobello

 

Categoria: Conservação de Insumos de Produção (Energia)

Schulz Compressores

Projeto: Avaliação de Ciclo de Vida de Produtos

 

Categoria: Conservação de Recursos Naturais e da Vida Silvestre
RPPN Catarinense
Projeto: Apoio à Elaboração de Planos de Manejo para RPPNS em Santa Catarina

 

Categoria: Controle da Poluição

Cooperativa Aurora 

Projeto: Ecotruck: veículos elétricos como fonte alternativa de energia e controle de poluição na Aurora Coop

 

Categoria: Educação Ambiental  
Escola da Fazenda

Projeto: Sala Verde

 

Categoria: Gestão Ambiental

Whirlpool

Projeto: Gestão Ambiental Proativa: Desenvolvimento de Processo e Produtos

 

Categoria: Projetos Socioambientais
Core Case Suprimentos de Sondagem e Geologia
Projeto:  We Nature

 

Categoria: Reciclagem

BMW do Brasil

Projeto: Segunda vida para baterias de veículos elétricos

 

Categoria: Recuperação de Áreas Degradadas
Epagri
Projeto: Revitalização do Rio Água Verde em Canoinhas

 

Categoria: Resíduos Sólidos

GDC Alimentos S.A (Gomes da Costa)

Projeto: Programa Resíduo Zero Gomes da Costa

 

Categoria: Turismo Ecológico e Sustentável

Epagri

Projeto: Caminho da Mata Atlântica