imagem divulgação ima

O novo relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA), divulgado nesta sexta-feira, 20, apontou que dos 237 pontos analisados no Litoral, 123 estão próprios para banho, o que representa 51,9%. Na pesquisa anterior esse percentual era de 51,05% com 121 praias próprias. Os dois locais que passaram de impróprio para próprio ficam na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, onde dos 87 pontos analisados, 43 estão adequados para os banhistas (49,43%).

:: Confira o nono relatório de balneabilidade na íntegra aqui

O monitoramento é feito em 27 municípios litorâneos e em mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina, compondo as cidades de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

Vandalismo contra às placas

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

As placas que indicam se um ponto está próprio ou impróprio para banho são trocadas, regularmente, pelo Corpo de Bombeiros Militar, que possui uma parceria com o IMA.

Em alguns locais, a indicação Imprópria é alterada para Própria, pelo fato da sílaba IM ser retirada irregularmente. O IMA chama a atenção dos usuários para as cores da escrita, a imprópria é também sinalizada pela cor vermelha. Por isso, mesmo que alterada, a cor permanece indicando que o local não está adequado para mergulho.

Algumas vezes, a identificação de balneabilidade é pichada, o adesivo arrancado, a placa retirada do local ou até trocada de forma irregular e criminosa. Assim que toma conhecimento, o IMA vai ao local para consertar a indicação.

Devido ao fato de as placas serem danificadas, vandalizadas, queimadas e até excluídas, o IMA reforça a solicitação aos banhistas para que acessem o site: balneabilidade.ima.sc.gov.br ou o aplicativo Praia Segura para buscar a situação atualizada de cada ponto monitorado.

Atos de vandalismo e a subtração da sinalização são crimes ambientais previstos na Lei nº 9.605/98, pois omitem uma informação de utilidade pública que tem o objetivo de zelar pela saúde dos usuários.

Divulgação

Durante a temporada de verão, o IMA realiza as análises semanalmente. A coleta é feita pelo Corpo de Bombeiros Militar, que mantém uma parceria com o IMA desde 2019, e realiza a coleta de segunda à quarta-feira.

À medida que as análises vão sendo concluídas, o resultado do ponto é atualizado no site, processo que leva em torno de 30 horas (da coleta à divulgação de resultado). Na sexta-feira é divulgado o relatório final da semana com a avaliação de todos os pontos.

O calendário de coletas está disponível para conferência no site do IMA.

Os resultados do monitoramento são atualizados automaticamente e podem ser conferidos na íntegra no site: balneabilidade.ima.sc.gov.br e no aplicativo Praia Segura.