Rio Canoas Foto Adrio Centeno

Foto: Adrio Centeno/IMA

 

Administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, o Parque Estadual Rio Canoas (PAERC) é uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral, localizada em Campos Novos, no Oeste de Santa Catarina, com uma área total de 1.228,7 hectares, e recebe, aproximadamente, 3.500 visitantes por ano.

Neste sábado, 27, o PAERC celebra 19 anos de trabalhos em prol da conservação do Meio Ambiente. Em comemoração à data, uma programação toda especial foi planejada e vai ocorrer de sábado até o domingo (28), das 9h às 17h. A programação de aniversário é conjunta com equipes parceiras do parque, como a equipe de rapel – Associação de Esportes Radicais Elite Radical e a equipe Slackmov que proporcionará apresentação de highline e a experiência da rede suspensa no cânion do Parque

De acordo com coordenadora do PAERC e servidora do IMA, Leila Alberti, o Parque Estadual Rio Canoas reserva muitas atrações aos visitantes, especialmente na comemoração do aniversário.Os visitantes que vierem conhecer o Parque vão encontrar, além de muita diversidade ambiental, belas trilhas para fazer com amigos e com a família, e vão desfrutar de um almoço muito saboroso, preparado com muito carinho por nossa equipe do Parque. Esperamos que os visitantes levem daqui bons momentos, e que sejam multiplicadores da consciência ambiental, defendendo a ideia das unidades de conservação”, comenta a coordenadora.

Programação:

Sábado - 27/05/2023:

13h às 17h

- Rapel – Realização e organização: Equipe Elite Radical

- Rede suspensa – Equipe Slackmov

Domingo - 28/05/2023

7h – Abertura do PAERC

8h – Abertura do Evento

9h às 12h

- Trilhas ecológicas

- Rapel – Realização e organização: Equipe Elite Radical

- Rede suspensa – Equipe Slackmov

12h : Almoço com reserva R$ 30,00

13h às 18h

- Trilhas ecológicas

- Rapel – Realização e organização: Equipe Elite Radical

- Rede suspensa – Equipe Slackmov

- Apresentação de highline - Equipe Slackmov

 

 Rio Canoas Imagem Adrio Centeno

Foto: Adrio Centeno/IMA

 

Sobre o Parque Rio Canoas

 

A área correspondente ao Parque Estadual Rio Canoas foi adquirida pela empresa Campos Novos Energia S/A (Enercan) e doada ao Estado de Santa Catarina como compensação ambiental decorrente da implantação da Usina Hidrelétrica em Campos Novos. A criação da Unidade de Conservação de Proteção Integral, conhecida como Parque Estadual Rio Canoas, se deu por meio do decreto Nº 1.871, de 27 de maio de 2004.

O Parque está situado no Distrito do Ibicuí, município de Campos Novos, Estado de Santa Catarina. Na data de sua criação, a área total do Parque era de 1.067,8592 hectares, com uma área de 65,3960 hectares correspondente à área de preservação permanente (APP) com faixa de 100 metros a partir da cota altimétrica de inundação (660 m), do reservatório da Usina Hidrelétrica de Campos Novos (UHE Campos Novos) em sua margem direita, perfazendo área total 1.133,2552 hectares.

 

Em 02 de outubro de 2020, foi adquirida uma nova área, anexa à já existente, de 95 hectares, a qual foi doada ao Parque por meio de compensação ambiental da empresa EDP Energias do Brasil. Atualmente a Unidade de Conservação Parque Rio Canoas conta com uma área total de 1.228,7 hectares.

Estudos apontam que boa parte das riquezas naturais de Santa Catarina está abrigada no Parque Rio Canoas, que pertencente ao bioma Mata Atlântica, tem por finalidade proteger a biodiversidade em um ecótono, que é uma faixa de transição entre o ecossistema da Floresta Estacional Decidual (FED) e a Floresta Ombrófila Mista (FOM) formada por araucária (Araucaria angustifolia), xaxim (Dicksonia sellowiana), imbuia (Ocotea porosa), cedro (Cedrela fissilis) e demais espécies arbóreas.

O Parque Rio Canoas também serve de abrigo para diversas espécies da fauna, desde cervídeos (Mazama sp.) a felinos, dentre eles o gato-maracajá (Leopardus wiedii), gato-mourisco (Puma yagouaroundi) e a onça-parda (Puma concolor). São espécies que fazem parte de uma paisagem exuberante, formada por paredões rochosos e cânions, predominando a presença de cactos, como o Ora-pro-nóbis (Parodia linkii).

Saiba mais sobre o PAERC no site do IMA

 

PAERC Foto Adrio Centeno

Foto: Adrio Centeno/IMA

 

Trilhas ecológicas

O Parque oferece três trilhas ecológicas para visitação: A Trilha das Águas, que possui um percurso total de 4.400 metros, tendo como principais atrativos a Lagoa Grande e um antigo cemitério, que já existia no local, antes da data da criação da UC. A Trilha do Lajeado Pequeno, com 800 metros de extensão, tendo como principal atrativo a nascente do Lajeado Pequeno que forma uma pequena cascata de cerca de 1 metro de altura, cercada por pedras e vegetação. E a trilha do Lajeado do Roberto, que possui o percurso total de 3.090 metros, realizada sob o acompanhamento de um condutor de trilha e que reserva dois atrativos principais: o Salto do Lajeado e a Cachoeira do Lajeado do Roberto, que é símbolo da Unidade de Conservação.

 

Lembramos que o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) administra sete Unidades de Conservação de Proteção Integral da categoria Parque, onde o acesso ao público é normatizado e permitido, e três da categoria Reserva, onde o manejo ambiental é bastante restrito e o acesso só é permitido a pesquisadores. O agendamento de visitas a todas as Unidades de Conservação é realizada somente de forma on-line neste link