• Dengue

A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) divulgou na sexta-feira, 04 de abril, o 14º relatório de balneabilidade da temporada 2013-2014. O estudo aponta 164 pontos próprios para banho no litoral catarinense, levando em conta 199 pontos analisados. Já em Florianópolis, 53 pontos estão próprios para banho de mar, dos 66 analisados. O índice de propriedade, portanto, está em 82,4% no estado e 80,3% na Capital.

As condições de balneabilidade são determinadas pela quantidade de coliformes fecais / E coli amostradas nos locais de coleta. A presença de coliformes fecais indica o lançamento de esgoto nas águas do mar. Cada um dos 200 pontos monitorados não representa, necessariamente, uma praia. A Lagoa da Conceição, por exemplo, possui nove pontos destes 200. Isso porque é um local onde preocupa o órgão por ter características próprias como a pouca circulação de água e falta de oxigenação, além de um número demasiado de ligações clandestinas de esgoto. Santa Catarina possui mais de 200 praias e nem todas apresentam necessidade de monitoramento.

O relatório de balneabilidade da Fatma passa a ser mensal a partir desse mês. É possível acompanhar a balneabilidade do litoral catarinense por um sistema do google maps.