O presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Valdez Rodrigues Ven√Ęncio, reuniu-se nesta sexta-feira, 15 de fevereiro, com o procurador-chefe do Minist√©rio P√ļblico Federal de Santa Catarina, Darlan Dias, para tratar sobre a libera√ß√£o de acesso ao Sinfat, sistema de licenciamento, e outros programas utilizados pelo √≥rg√£o ambiental e que j√° est√£o √† disposi√ß√£o para consulta do Minist√©rio P√ļblico. Do encontro, participaram ainda a procuradora Anal√ļcia Hartmann, servidores do MPF e do IMA. O acesso aos sistemas foi oficializado ap√≥s Termo de Coopera√ß√£o T√©cnica entre as duas institui√ß√Ķes assinado em dezembro do ano passado.

O presidente do IMA, Valdez Rodrigues Ven√Ęncio, destacou que esta √© uma das primeiras a√ß√Ķes para dar maior transpar√™ncia ao Instituto, uma das premissas do governo estadual. ‚ÄúA nossa inten√ß√£o √© trabalhar de forma muito pr√≥xima com todos os √≥rg√£os, mas tamb√©m com a popula√ß√£o, facilitando n√£o apenas o acesso aos nossos servi√ßos, mas buscando que todos sejam aliados nesta miss√£o de preservar o meio ambiente‚ÄĚ.

O presidente ressaltou ainda que foi criada uma Coordenadoria específica dentro do IMA que vai gerenciar todas as CODAMs do Estado, com o intuito de organizar os procedimentos, padronizando-os e resolvendo com mais celeridade possíveis problemas e dificuldades regionais.

Por fim, o presidente garantiu que a ideia √© ter uma agenda permanente com √≥rg√£os como o MPF e MPE para que o di√°logo seja constante para, entre outros, evitar a judicializa√ß√£o. ‚ÄúA inten√ß√£o √© fazer um trabalho que transforme e que garanta um porvir ambiental‚ÄĚ, finalizou.