Eficiência, simplicidade e inovação aliadas à transparência e agilidade resultam em serviços de maior qualidade à população catarinense. Fundamentado nestes pilares e com o princípio da integridade norteando todas as ações, o Governo de Santa Catarina completa 100 dias com avanços que tornam este um estado ainda melhor para se viver.

Durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 09 de abril, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, acompanhado de secretários estaduais e representantes de fundações e autarquias, como o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Valdez Rodrigues Venâncio, fez um balanço dos primeiros meses de gestão.

Entre as principais ações e mudanças, destacou avanços como o Governo Sem Papel, a criação do Colegiado Superior de Segurança Pública, a revisão dos incentivos fiscais e o envio da Reforma Administrativa à Assembleia Legislativa, que ainda analisa o projeto. O principal foco, de acordo com o governador, é gerar economia de recursos para proporcionar um melhor serviço e uma melhor qualidade de vida à população.

“Não somo um governo que tem o perfil de fazer promessas, nem de agradar todo mundo. Mas estamos no caminho certo, não tenho dúvidas. Nossa ideia é de que, conversando, a gente busque a eficiência. Vamos fazer história”, disse o governador.

Site

A coletiva de imprensa que marca os 100 dias de Governo reforça um dos pilares da nova gestão, a inovação. Durante a conversa com os jornalistas, transmitida pelas redes sociais, o governador apresentou um site dedicado aos 100 dias de governo, onde estão descritas as principais ações realizadas neste período. Para conhecer cada uma delas, basta acessar 100dias.sc.gov.br.

100 Dias no IMA

Inovação, transparência, eficiência, agilidade e qualidade também foram os princípios que embasaram as decisões e ações no Instituto do Meio Ambiente (IMA) nestes 100 dias de Governo. Entre as principais iniciativas destaca-se a disponibilização ao Ministério Público Federal de todos os sistemas e bancos de dados do Instituto.

Outra ação que tem por objetivo dar maior transparência aos atos e aprimorar a gestão é o IMA em Movimento, lançado em março. O foco do programa é a qualificação do órgão ambiental com a aplicação de princípios de governança e a realização de ações conjuntas das gerências e diretorias, com suas diversas áreas e assuntos, para a melhoria contínua das gerências regionais, da sede e do IMA como um todo.

Ainda primando pela qualidade, eficiência e inovação, o IMA assinou Termo de Cooperação com a Associação dos Laboratórios Ambientais de Santa Catarina (ALASC) para o desenvolvimento de sistema para a geração e gestão dos relatórios dos programas de monitoramento ambiental que possibilite a constituição de bancos de dados específicos, bem como a geração de relatórios gerenciais, o que vai permitir o monitoramento e controle do ar, solo e da água de Santa Catarina.

A água dos mananciais catarinenses também vai ser monitorada por meio da agilidade e pioneirismo do Laboratório Móvel, lançado pelo IMA nos primeiros meses de 2019. O veículo vai percorrer, especialmente, Unidades de Conservação para pesquisar e analisar a água destes locais, da nascente à foz.

Com o Laboratório Móvel será possível coletar e analisar imediatamente as amostras, verificando por onde a água passa e onde recebe a influência poluidora. O Laboratório vai realizar análises bacteriológicas para a determinação de contaminação por agentes de origem fecal e análises físicas tais como temperatura, oxigênio dissolvido, condutividade, pH, cor, transparência e sólidos sedimentáveis.

Outro foco do Instituto é a água do mar para banho humano. A pesquisa, realizada há mais de quatro décadas, neste ano ganhou novidades com o lançamento do site Balneabilidade (balneabilidade.ima.sc.gov.br) e a implementação de novos pontos de coleta, 10 em Florianópolis e quatro no restante do litoral. Atualmente, o IMA analisa 229 pontos nos 500 quilômetros da costa catarinense e é referência para moradores e turistas, o que foi comprovado pelo número de acessos ao portal, mais de 125 mil durante a alta temporada.

Além do site de Balneabilidade, o portal do IMA (www.ima.sc.gov.br) também passou por uma verdadeira transformação. Como uma das prioridades da nova gestão, o Instituto lançou o novo endereço eletrônico ainda nos primeiros dias de 2019. Com layout mais moderno e fácil, o site foi construído de acordo com demandas de servidores e usuários e vem dia a dia sendo aprimorado para oferecer de forma mais simples os serviços e assim atender melhor todos os catarinenses.

Para o presidente do IMA, Valdez Rodrigues Venâncio, estes primeiros 100 dias foram um desafio constituído de muito aprendizado e trabalho. “Estes meses representam um período de identificação de demandas, de prioridades, de mudanças. O IMA aliou sua premissa principal, a garantia de preservação dos recursos naturais, com os pilares de governo, eficiência, simplicidade, inovação e integridade, para a tomada de decisões e desenvolvimento de ações que tenham como finalidade a qualidade dos serviços e processos e o aprimoramento do órgão ambiental”, destacou.

Texto com informações da Secom.

Foto: Julio Cavalheiro/ Secom.