• Dengue

Bonita, diferente, mas espécie exótica invasora. Assim é a Tumbérgia (Thunbergia grandiflora), originária da Índia. Introduzida no Brasil como planta ornamental, esta espécie cresce densamente sobre a vegetação nativa, sufocando-a e eliminando-a do local.

Por isso, sua presença compromete a vegetação nativa de Santa Catarina. Para combater a Tumbérgia ou evitar que a espécie domine os ecossistemas locais é importante que os cidadãos não a plantem, e que façam o corte na base,  arrancando sem deixar as raízes.

 

Espécies Exóticas Invasoras

Algumas espécies de flora e fauna são prejudiciais ao meio ambiente. Isso acontece quando são deslocadas por humanos para lugares nos quais elas não chegariam naturalmente e passam a se reproduzir sem controle, afetando de forma negativa a biodiversidade, seus serviços ecossistêmicos ambientais, a economia e até a saúde humana.  Estas espécies são chamadas de espécies exóticas invasoras.

As espécies exóticas invasoras causam diversos efeitos como perda de biodiversidade e homogeneização das espécies. Com o avanço das espécies exóticas invasoras, a grande variedade de organismos tem desaparecido sendo substituído por poucas espécies. Um dos exemplos mais cotidianos está nas grandes cidades. Onde antes havia impressionante biodiversidade, atualmente existem, principalmente, espécies como pombos, ratos, baratas, entre outros.

Alguns exemplos mais conhecidos de espécies exóticas invasoras são o pinus, o javali e o sagui.  Para esclarecer melhor a população sobre este tipo de espécie, o IMA divulga semanalmente alguma exótica invasora pelo site e também nas redes sociais.