O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) participa do VI Encontro Nacional de Implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) que ocorre em Brasília, de 02 a 05 de julho. Santa Catarina tem destaque no evento por ser um dos dois estados escolhidos para participar do projeto piloto nacional da análise dinamizada do CAR.

Al√©m disso, Santa Catarina se diferencia pela customiza√ß√£o do sistema do CAR, desenvolvido de acordo com as caracter√≠sticas espec√≠ficas do estado e com a inclus√£o de informa√ß√Ķes como banco de dados com imagens de alta resolu√ß√£o, base hidrogr√°fica mais precisa, dados das Unidades de Conserva√ß√£o, entre outros. Em mar√ßo deste ano, o IMA contratou a Universidade Federal de Lavras, de Minas Gerais, para o sistema customizado por onde todas as propriedades rurais devem se cadastrar.

Em Brasília, a programação do encontro, que ocorre com a participação de representantes dos órgãos gestores do CAR de 25 unidades federativas (24 estados e Distrito Federal), estão previstas a apresentação das diretrizes de implantação do Código Florestal, os Programas de Regularização Ambiental e a implantação da análise dinamizada do CAR.

O Serviço Florestal Brasileiro selecionou os estados do Pará e de Santa Catarina para participar do projeto piloto da análise dinamizada do CAR. Desta forma, o sistema customizado do IMA, que está em fase de finalização, será integrado ao sistema dinamizado, o que vai possibilitar maior agilidade na análise dos cadastros, sem afetar a qualidade da verificação.

De acordo com a gerente de Licenciamento Ambiental Rural do IMA, Gabriela Brasil dos Anjos, a an√°lise dos cadastros √© importante porque sem essa etapa o propriet√°rio n√£o consegue apresentar o projeto de regulariza√ß√£o ambiental (PRA), o que √© fundamental para tornar regular a propriedade perante a lei. ‚ÄúCom o sistema customizado e a an√°lise dinamizada, a verifica√ß√£o dos cadastros que, provavelmente, levaria anos, ser√° realizada de forma autom√°tica e r√°pida‚ÄĚ, enfatiza Gabriela.

Outra novidade apresentada no encontro em Bras√≠lia √© a cria√ß√£o do aplicativo Central do Propriet√°rio/Possuidor para facilitar a comunica√ß√£o com os cadastrados. Por meio da tecnologia, o propriet√°rio vai receber mensagens encaminhadas pelo √≥rg√£o ambiental durante a realiza√ß√£o da an√°lise. O programa, em formato de testes,  j√° est√° dispon√≠vel no link https://play.google.com/store/apps/details?id=producao.cpp.app.

No VI Encontro Nacional de Implanta√ß√£o do Cadastro Ambiental Rural (CAR) est√£o dispon√≠veis balc√Ķes de atendimento para prestar assist√™ncia e esclarecimentos sobre CAR, PRA e CRA, al√©m de oficinas sobre Projeto Regulariza√ß√£o Ambiental de Im√≥veis Rurais no Cerrado ‚Äď FIP CAR; Projeto Regulariza√ß√£o Ambiental de Im√≥veis Rurais na Amaz√īnia e em √Āreas de Transi√ß√£o para o Cerrado - KfW/CAR; Integra√ß√£o do Sistema de Cadastro Ambiental Rural ‚Äď SICAR

De Santa Catarina participam do evento a gerente de Licenciamento Ambiental Rural do IMA, Gabriela Brasil dos Anjos, o gerente de Gest√£o de Informa√ß√Ķes Ambientais e Geoprocessamento do IMA, Diego Hemkemeier Silva, e o coordenador de Cadastro Ambiental Rural da Secretaria de Desenvolvimento Econ√īmico Sustent√°vel de Santa Catarina, Jos√© Em√≠dio Trilha Ribeiro Junior

Para executar todo o processo, o IMA atua em parceria com o Servi√ßo Florestal Brasileiro, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econ√īmico Sustent√°vel e com a Secretaria de Estado da Agricultura.

 

CAR

CAR é o cadastro ambiental rural, todas as propriedades rurais precisam cadastrar as Apps, reserva legal, remanescentes florestais, áreas consolidadas existentes em suas propriedades. As áreas a serem recuperadas também serão cadastradas e os proprietários terão um tempo para fazer a recuperação, em contrapartida, as propriedades que estão cadastradas e que aderiram ao programa de regularização ambiental (PRA), terão acesso a créditos bancários rurais e diminuição de multas.

Na foto, os servidores do IMA, Gabriela Brasil dos Anjos e Diego Hemkemeier Silva com o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.