O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) realizou nos dias 09 e 10 de julho, em Lages, o Encontro de Gerentes Regionais do √≥rg√£o ambiental catarinense. Os coordenadores das 16 CODAMs do IMA, al√©m de servidores da sede, em Florian√≥polis, participaram do evento que tem por finalidade a apresenta√ß√£o de novidades de cada setor, o esclarecimento de d√ļvidas, a padroniza√ß√£o de procedimentos e a maior integra√ß√£o e di√°logo entre os colaboradores do Instituto. O encontro integra a s√©rie de atividades do Programa IMA em Movimento.

No dia 09 de julho, a abertura do encontro foi realizada pelo presidente do IMA, Valdez Rodrigues Ven√Ęncio. Na sequ√™ncia, a diretora de Regulariza√ß√£o Ambiental, Ivana Becker, apresentou as principais atualiza√ß√Ķes referentes ao licenciamento, especialmente com rela√ß√£o a Recursos da Comiss√£o Central de Licenciamento Ambiental e conv√™nios. Ainda do setor de licenciamento, a gerente de Gest√£o de Processos Ambientais, Fernanda Corradi, discorreu sobre as Instru√ß√Ķes Normativas revisadas, al√©m de responder a questionamentos dos participantes.

A ouvidora Tatiane Alves Angelina deu continuidade ao evento destacando, principalmente, as demandas que necessitam de resposta. A Ouvidoria √© o canal direto do IMA com os cidad√£os, por onde a popula√ß√£o encaminha den√ļncias, sugest√Ķes, reclama√ß√Ķes, enfim, e desta forma, tem prioridade no √≥rg√£o ambiental. A solicita√ß√£o √© que todas as CODAMs respondam com brevidade √†s manifesta√ß√Ķes recebidas e encaminhadas pela Ouvidoria.

Na sequ√™ncia, o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, F√°bio Castagna da Silva, apresentou os √ļltimos lan√ßamentos do setor, com √™nfase para o Transporte de Produtos Perigosos que utiliza, de forma inovadora no pa√≠s, o Aplicativo TPP voltado a opera√ß√Ķes de fiscaliza√ß√£o. De uso interno, a plataforma agiliza e traz ainda mais transpar√™ncia √†s vistorias realizadas pelo IMA, al√©m de, no futuro, ser fundamental para dar celeridade √† resolu√ß√£o de emerg√™ncias como acidentes envolvendo ve√≠culos que transportam produtos perigosos.

O diretor falou ainda sobre as perspectivas para o Sinfat, sistema de licenciamento do IMA, que vai passar por mudan√ßas em breve, e o gerente de Gest√£o de Informa√ß√Ķes Ambientais e Geoprocessamento, Diego Hemkemeier Silva, que atualizou os gerentes sobre o GeoSEUC, programa do IMA que apresenta informa√ß√Ķes geogr√°ficas com dados ambientais.

O gerente de Tecnologia da Informa√ß√£o, Djoni Antonio da Silva, detalhou algumas inova√ß√Ķes na √°rea de Tecnologia, uma das mais demandadas do IMA, e que atua de forma diferenciada para fazer do Instituto a refer√™ncia em v√°rias √°reas como j√° ocorr, por exemplo, com o desenvolvimento da LAC ‚Äď Licen√ßa por Ades√£o e Compromisso ‚Äď que Santa Catarina √© um dos √ļnicos estados a oferecer.

Representando a diretoria de Administra√ß√£o, o gerente de Apoio Operacional, Walmor Batista Jeronimo Junior, passou informa√ß√Ķes administrativas internas que, mesmo rotineiras, causam d√ļvidas frequentes aos servidores e respondeu algumas demandas dos gerentes.

Para encerrar as apresenta√ß√Ķes do primeiro dia do Encontro, o diretor de Biodiversidade e Florestas, Rog√©rio Rodrigues, falou sobre a import√Ęncia das 10 Unidades de Conserva√ß√£o Estaduais, al√©m de ressaltar novidades como a emiss√£o da guia de recolhimento para renova√ß√£o anual da licen√ßa para cria√ß√£o amadora de passeriformes silvestres, validade 2019/2020. Somente em Santa Catarina s√£o mais de 27 mil criadores.

A gerente de Bioneg√≥cios, Shigueko T. Ishiy, e o gerente de √Āreas Naturais Protegidas, Aur√©lio Jos√© de Aguiar, enfatizaram alguns avan√ßos no setor como o cadastro, j√° em andamento, para regulariza√ß√£o fundi√°ria das propriedades em √°reas de Unidades de Conserva√ß√£o Estaduais e sobre caracter√≠sticas das UCs.

Na quarta-feira, 10 de julho, a procuradora-jur√≠dica do IMA, Maristela Aparecida Silva, destacou as novas portarias e demandas jur√≠dicas, respondendo a v√°rias perguntas relativas a processos. Depois, o gerente de Fiscaliza√ß√£o Ambiental, Evandro Alves Machado, detalhou os procedimentos de fiscaliza√ß√£o do IMA, falou sobre a nova Portaria entre IMA e Pol√≠cia Militar Ambiental e tamb√©m sobre opera√ß√Ķes previstas at√© o fim do ano.

A assessora de Comunica√ß√£o do IMA, Claudia Xavier, enfatizou a import√Ęncia da celeridade em responder os questionamentos da imprensa e solicitou apoio √† divulga√ß√£o de eventos, especialmente os Pr√™mios promovidos pelo √≥rg√£o, como Pr√™mio IMA de Educa√ß√£o Ambiental com inscri√ß√Ķes at√© 19 de julho e o Pr√™mio Fritz M√ľller que segue at√© 06 de agosto.

Antes de encerrar, o presidente do IMA, Valdez Rodrigues Ven√Ęncio, destacou a import√Ęncia da integra√ß√£o e da uni√£o de for√ßas e dedica√ß√£o para o enfrentamento dos desafios e para a busca de uma institui√ß√£o cada vez melhor. Sugeriu ainda a cria√ß√£o da Academia do IMA para a constru√ß√£o, por meio dos estudos e pesquisas realizadas pelos servidores, de uma mem√≥ria do Instituto e solicitou o apoio de todos para que o IMA atue com cada vez mais celeridade, efici√™ncia e transpar√™ncia.