O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), por meio da equipe de educação ambiental, realiza trabalho educativo nas escolas de Joinville para a conscientização das crianças sobre os cuidados com relação ao aumento da população de quatis na região.

As ações incluem teatro que, de forma dinâmica e divertida, explica como é um ambiente equilibrado e um bate-papo com informações de como agir em caso de visita dos animais a residências. Ainda durante o encontro, a equipe fala aos pequenos sobre as características gerais dos quatis e quais fatores levaram ao crescimento da população.

A redução dos habitats e a não presença de predadores nas cidades aliadas à disponibilidade de alimento, especialmente porque as pessoas oferecem comida, fez com que os quatis se aproximassem cada vez mais do perímetro urbano, aumentando de forma significativa a população, especialmente na região de Joinville.

Desta forma, o trabalho da equipe de educação ambiental tem como objetivo desenvolver nos estudantes a consciência de que não se deve alimentar os quatis e que o lar deles são as matas e florestas, e não as cidades.

As ações foram realizadas nas escolas EM Doutor Abdon Batista, EEB Dom Pio Freitas, EM Virgínia Soares, CEI Juarez Machado, CEI Namir Alfredo Zatar, em Joinville. Na proximidade destas unidades de ensino foi registrada a presença de quatis.

Esta é uma ação conjunta do IMA com a Secretaria de Agricultura  e Meio Ambiente de Joinville (SAMA), Polícia Militar Ambiental, Secretaria da Saúde, Câmara de Vereadores de Joinville e a empresa Mexichem/Amanco.

Em casos de identificação destes animais a orientação é para que a população não toque nos quatis, não os alimente em hipótese alguma, e mantenha as lixeiras em locais em que os quatis não tenham acesso.